Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 07.06.17 - 11h01

Mobilização convoca público a participar da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social

img_alt

No encontro, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social junto com a Prefeitura do Recife, foram dadas informações sobre a pré-conferência, que acontece daqui a um mês (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife e o Conselho Municipal de Assistência Social do Recife (CMAS) realizaram, nessa terça-feira (6), um evento de mobilização para convocar o público a participar da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, que será no dia 06 de julho, no Recife Praia Hotel, no Pina. No encontro dessa terça, no auditório do 15º andar do edifício-sede da Prefeitura, foram dadas todas as informações sobre a pré-conferência, como os quatro eixos que serão trabalhados, a programação e as inscrições, que começam no dia 19 de junho e são limitadas a 200 vagas.

O encontro contou com a presença de trabalhadores, usuários, entidades e gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e foi aberto pela secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna. “É importante que representantes de todos os segmentos ligados às políticas públicas de assistência social participem dessas discussões na pré-conferência e na conferência com o propósito de fortalecer o SUAS”.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria de Lourdes de Sousa, destacou que, pela primeira vez, as inscrições serão realizadas apenas pela internet, através do site da Prefeitura do Recife, de 19 a 30 de junho. “Nessa terça, prestamos todas as orientações sobre como as pessoas podem participar dos debates e incentivamos a realização de rodas de diálogos para que os participantes possam ir para a pré-Conferência com embasamento para darem contribuições relevantes”, destacou Maria de Lourdes. A abertura da pré-conferência contará com palestra da economista Tânia Bacelar.

Já Ana Farias, gerente de Controle Social da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Recife, explicou que, na pré-conferência, serão eleitos os delegados que participarão da XI Conferência Municipal de Assistência Social do Recife, que será realizada nos dia 27 e 28 de julho, também no Pina, com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”. As conferências da Assistência Social são espaços deliberativos de participação social que têm o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUAS.

“Esperamos que os usuários das políticas públicas de assistência social também participem, para que eles tenham voz. Não queremos apenas ficar falando por eles”, defendeu Ana Farias, após explicar como funciona o SUAS e exibir um vídeo sobre os dez direitos socioassistenciais dos usuários do sistema.

ELEIÇÃO - Estão abertas, até a próxima sexta-feira (9), as inscrições para os interessados em concorrer à eleição para o Conselho Municipal de Assistência Social do Recife (CMAS). São 24 vagas para conselheiros que representarão a sociedade civil de 2017 a 2019, entre titulares e suplentes. Estão convocados a participar das eleições do dia 05 de julho, como candidatos e como eleitores, as entidades de trabalhadores e os representantes de usuários da assistência social, além de entidades de atendimento, de assessoramento e de defesa e garantia de direitos inscritas no CMAS.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Executiva do CMAS Recife, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura, na Avenida Cais do Apolo, n° 925, Bairro do Recife. Os requisitos para inscrição estão disponíveis no regimento eleitoral, de acordo com o edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Recife do último dia 27 e disponível no site da Prefeitura. Quem quiser mais informações pode entrar em contato com o CMAS através do telefone 3355-8489 ou do e-mail cmasrecife@gmail.com.

 

CONSULTE AQUI O EDITAL REGIMENTO ELEITORAL