NOTÍCIAS

Infraestrutura | 07.06.21 - 16h25

Prefeitura realiza vistoria em obras de encosta em Nova Descoberta

 

Nesta segunda-feira (7), reforçando o compromisso da gestão municipal com a infraestrutura e com a educação na cidade, o prefeito do Recife, João Campos, vistoriou obras de contenção de encostas em Nova Descoberta. A intervenção inclui a construção de 14 muros de arrimo, drenagem, escadaria e outros serviços, com investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões. O gestor municipal estava acompanhado do vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal do Amazonas, Marcelo Ramos. O parlamentar também conheceu de perto o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, espaço de cultivo da cultura de paz, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife.

“Aqui estamos construindo um novo acesso no Córrego da Areia, com esta escadaria, além de vários muros de arrimo, drenagem e outros serviços que transformam a vida de quem mora aqui. Temos múltiplos desafios na cidade e com obras de infraestrutura, de contenção de encostas, com um olhar sempre atento, conseguimos reduzir as desigualdades sociais. Essa obra está em curso, são R$ 2,5 milhões sendo investidos e a gente está acompanhando, com o compromisso de fazer mais”, declarou João Campos. Além do deputado federal Marcelo Ramos, o prefeito estava acompanhado do vereador e presidente da Câmara municipal, Romerinho Jatobá, e da secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas.

Marcelo Ramos parabenizou o prefeito pelo trabalho e se colocou à disposição para colaborar com a gestão. “O Brasil é um País muito diverso e aqui a gente percebe que a realidade do Recife não é a mesma que Manaus precisa, que é a minha cidade. Mas eu saio daqui, como vice-presidente da Câmara, com o compromisso de conversar com o Ministro de Desenvolvimento Regional para que a gente tenha um plano específico de contenção de encosta, já que é uma demanda imensa. Aqui está sendo executada a obra, mas eu estou vendo outras áreas que precisam de obras como essa. Parabéns, porque essas obras são importantes para a cidade, mas, principalmente, para preservar a vida das pessoas que moram nas encostas”, comentou ele.

A visita foi realizada nas ruas Capelinha, Agulha, do Cacau e Panasco, no Córrego da Areia, em Nova Descoberta, onde a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) está realizando os serviços. A intervenção está contemplando a área com 285 metros de drenagem, 2.295 m² de tela argamassada e construção de escadaria com 400 metros e corrimão. Os trabalhos incluem ainda pavimentação de um trecho de 40 metros, 187 metros de muretas de proteção, 720m² de passeios públicos e construção de 14 muros de arrimo, totalizando 270 metros lineares. A iniciativa beneficia diretamente 50 famílias do local. A obra tem previsão para ser concluída até o final deste mês de junho. 

Ana Cristina de Oliveira, 42 anos, técnica administrativa, mora na localidade, bem ao lado de onde foi construída a escadaria e disse que a realidade dos moradores já mudou. “Não tenho nem palavras para falar sobre essas obras. Há muitos anos que as pessoas aqui esperam e a obra não era feita. Teve até casos de pessoas acamadas, que para socorrer, era uma dificuldade muito grande. Graças a Deus está outra coisa, eu estava só esperando a visita dele (João Campos) para agradecer a ele porque é uma grande obra. São tantas barreiras sendo feitas e a escadaria”, comemorou ela.

COMPAZ - O prefeito João Campos também apresentou a estrutura e as atividades desenvolvidas no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, ao deputado federal Marcelo Ramos nesta segunda-feira (7). Eles conferiram de perto aula de ballet, aula de judô no Dojô - espaço para treino e competições de artes marciais - com 225 m², instalado no último andar do equipamento. Também estiveram na biblioteca e nos demais espaços do COMPAZ. A visita também foi acompanhada pelo secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti.

“Aqui no Compaz Governador Eduardo Campos recebemos o amigo e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, que saiu de Manaus para conhecer nossa cidade e conhecer o Compaz. O Compaz é um grande equipamento que a gente tem na cidade, é referência para o Brasil inteiro, e que começou com o ex-prefeito Geraldo Julio, sob a coordenação do secretário Murilo. Que a gente possa levar essa experiência para tantos lugares do Brasil, para que a cultura de paz seja algo a ser praticado todos os dias”, ressaltou João Campos. Em fevereiro deste ano, foi inaugurada a Praça da Árvore do Compaz Governador Eduardo Campos. A estrutura tem 10 equipamentos como fonte interativa, túnel, balanços, escorregos e jardim sensorial.

O deputado federal Marcelo Ramos falou sobre o que achou do equipamento. “O Compaz é a demonstração de que aparelhos sociais como este ajudam no combate a violência. Aqui, por exemplo, no entorno, houve uma redução de 30% nos indicadores de violência. Portanto, combinar as atividades é o futuro para que a gente tenha uma cultura de paz. Estou muito feliz por visitar isso aqui e levo como mensagem para o povo do Amazonas que está vivendo um momento muito difícil”, acrescentou.