NOTÍCIAS

Cultura | 07.07.14 - 15h44

Prefeitura realiza operação contra devastação de manguezal no Jiquiá

Equipe removeu entulhos e metralhas usados para aterro e demoliu alicerces, cercas, paredes e delimitações de futuras casas

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), realizou, na manhã desta segunda (7), uma operação para combater o desmatamento irregular numa área de mangue situada no bairro do Jiquiá, zona Oeste da capital. Foram demolidos alicerces, cercas, paredes e delimitações de futuras casas. A equipe removeu, também, entulhos e metralhas usados para aterrar o manguezal.

O trabalho aconteceu na Rua Jaguaruana e envolveu seis funcionários da Gerência de Operações da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Geop/Secom), três servidores da Emlurb, 10 integrantes da Brigada Ambiental e quatro policiais militares, além da equipe da SMAS. Foram usados um caminhão e uma caçamba da Emlurb. Nesta terça-feira (8), uma retroescavadeira será usada para remover os aterros mais profundos.

O gerente de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ismael Cassimiro, explica que o mangue é considerado Área de Preservação Permanente. "Por isso, não é permitido construir nessas áreas. Removemos construções inacabadas, paredes e demarcações para evitar que sejam erguidas novas casas", afirma. Em relação às habitações irregulares já consolidadas, o gerente destaca que a questão depende de decisão judicial.

Também presente à operação, o gerente da Brigada Ambiental, Júlio Melo, destaca que foram identificadas irregularidades como desmatamento do mangue, aterro, ocupação irregular e demarcação de área protegida por lei. "Houve devastação de manguezal, configurando crime ambiental. Vamos intensificar a ações para combater essas atividades. Como o mangue tem um poder de regeneração muito grande, a tendência é que ele cresça novamente com o fim da devastação criminosa", ressalta Melo.