Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 07.07.16 - 16h34

Previdência e orientação sobre Estatuto do Idoso são os assuntos da reunião do PPA

Mais de 30 pessoas participam da turma. O encontro é a terceira rodada de palestras e oficinas que prepararam os servidores para a aposentadoria

 

Nesta terça-feira (5), toda a 4º turma do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) estava na expectativa para conhecer os temas do terceiro encontro. Neste dia, foram abordados todos os aspectos da legislação previdenciária e os direitos do idoso, em parceria com a Reciprev e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Mais 30 servidores participaram da orientação.

O encontro foi iniciado com a palestra da chefe da divisão da pessoa idosa da SDSDH, Ana Elisabeth Monteiro. Foram trabalhadas as temáticas do estatuto do idoso, com foco nos direitos e deveres e na violência doméstica. Na volta do intervalo, a gerente de previdência da Reciprev, Anna Paula Almeida, falou sobre as regras previdenciárias, explicou o funcionamento dos fundos previdenciários e tirou dúvidas sobre as últimas mudanças nas leis que garantem a aposentadoria.

Durante o intervalo entre as palestras, Maria das Graças Marques, vice-diretora da Escola Municipal Paroquial Professora Primitiva de Barros Silva, falou sobre sua satisfação em participar do encontro. “Para mim está sendo um alerta, pois passamos tanto tempo trabalhando que não paramos para pensar como será essa nova etapa. É muito gratificante receber todas essas instruções e ver que não preciso ficar parada quando eu me aposentar”, contou.

Outro exemplo é a servidora é Zuleide Pereira, da Secretária de Saúde. Para ela, a aposentadoria está sendo planejada e o PPA só ajuda ainda mais a esclarecer as questões que faltavam para aproveitar este novo momento de sua vida. “É muito bom sentir a importância do servidor e ouvir palestras sobre família, saúde e vida após o período de trabalho. Já estou me graduando em uma nova faculdade para não ficar parada nesse tempo e quem sabe, trabalhar em novos projetos”.  

O intuito desse programa que foi lançado em 2015, é promover palestras, dinâmicas e atividades para os servidores que estão aptos a se aposentar até 2020. Desde o início, mais de 100 pessoas já participaram das formações.