Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 07.07.17 - 19h55

PCR entrega certificados aos concluintes do curso de Formação para o Mundo do Trabalho

img_alt

A formação gratuita é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através do Acessuas Trabalho, e a Espro. (Foto: Inaldo Lins)

 

Uma festa de confraternização marcou, nesta sexta-feira (07), no Forte das Cinco Pontas, a entrega dos certificados de conclusão do curso Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) a 30 jovens recifenses, dos 18 aos 22 anos, em situação de vulnerabilidade social. Iniciadas no dia 29 de maio, as aulas tiveram o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego e renda para os jovens preferencialmente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A iniciativa é resultado de uma parceria do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, com a empresa Ensino Social Profissionalizante (Espro).


Esta é a segunda turma formada pelo Espro nesta parceria com o Acessuas Trabalho Recife. “As assistentes sociais do Acessuas são as responsáveis pela interlocução entre as instituições parceiras que oferecem os cursos e os estudantes, ficando a Prefeitura também responsável pelo pagamento das passagens de ônibus dos alunos e dos lanches diários durante o período de aulas”, explicou a coordenadora do Acessuas, Catarina Márcia, acrescentando que a equipe do programa acompanha os alunos desde a articulação e mobilização até o monitoramento da frequência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho.

Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o Acessuas Trabalho Recife objetiva ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social. Cerca de 60 jovens foram encaminhados para a Espro pelas assistentes sociais dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura do Recife. A Espro fez análise dos perfis e entrevistas individuais para poder escolher os jovens que participaram da formação, além de ser responsável pelo material didático, fardamento, professor e por ceder o espaço para as aulas.

A formação durou um mês e teve carga horária de 100 horas/aula, na sede da Espro Recife, no bairro de Santo Antônio. Os jovens tiveram aulas básicas de matemática e português, marketing pessoal, ética e noções de administração, além de orientações sobre como se portar numa entrevista de emprego, como funciona a rotina de uma empresa e como se comunicar com gestores e colegas de trabalho. Eles também receberam orientações sobre a elaboração de currículo, uso das redes sociais e informática básica, entre outros pontos.

Moradora do Ibura, Bruna Elisabette da Silva Lima, de 19 anos, gostou bastante de participar do curso. “Trata-se de uma formação completa, pois trabalha com ação e planejamento, nos preparando de forma adequada para o mercado de trabalho”.

Quem também gostou muito do que aprendeu foi Anderson Cleiton, de 18 anos, morador do Alto José Bonifácio. “Eu já tinha feito um curso de auxiliar administrativo, mas esse curso da Espro foi muito mais completo, pois no ensinou como descobrir nossos pontos fortes, como acreditar na gente e, principalmente, como se comportar como profissionais, independente da área escolhida. O aprendizado vale para toda minha vida, foi maravilhoso”, ressaltou o jovem.