NOTÍCIAS

| 07.08.12 - 18h38

Mamaço público mobiliza dezenas de mães em frente à Maternidade Professor Bandeira Filho

Iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife encerrou as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada em 1o de agosto

Por Junior Aguiar

[caption id="attachment_23698" align="alignleft" width="334"] Iniciativa da Secretaria de Saúde encerrou as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Foto: Inaldo Lins[/caption]

A emoção tomou conta do encontro que reuniu cerca de 50 mães ainda em fase de amamentação na frente da Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados, na tarde desta terça-feira (07). O mamaço organizado pela Secretaria de Saúde do Recife teve como objetivo promover e conscientizar a população sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno – que foi amplamente comemorado na semana mundial que marca o incentivo ao ato de amamentar.

Aos poucos, as mamães foram chegando e se juntando em frente ao centro de saúde municipal. Faixas, bolas coloridas e banners enfeitavam o local. “Queremos trazer mais visibilidade para a relevância da amamentação. Ela é um ato de amor aliado à saúde. Funciona como uma vacina natural, prevenindo contra doenças. Aproveitamos também para aconselhar as mulheres sobre a necessidade da doação de frascos para armazenamento e do próprio leite materno”, ressaltou a gerente do Banco de Leite Humano do Recife e uma das organizadoras da empreitada, Tereza Freire.

Uma das mamães participantes da ação foi Renata Santos, que está amamentando pela primeira vez. Feliz por ter tido bebê recentemente, ela disse que a amamentação mudou sua vida para melhor. “Sempre sonhei em ser mãe e hoje estou realizando um sonho. Durante minha gestação sempre tive o apoio dos profissionais da Maternidade Bandeira Filho e do Posto de Saúde de San Martin, onde moro. Estou muito emocionada em participar do encontro”, comentou, quase entre lágrimas.

No fim do evento, as mães foram até o refeitório da maternidade, onde estavam em exibição fotografias de intervenções realizadas pela Secretaria de Saúde do Recife entre os últimos dias 1o e 6 de agosto, ao longo da Semana Mundial de Aleitamento, como rodas de conversas e palestras. Após a sessão, um lanche especial foi promovido no local. Tudo em clima de confraternização.

“As ações realizadas desde o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno destacam como a amamentação é de extrema importância para a vida. O evento como um todo consolida o belo trabalho que a Secretaria de Saúde do Recife faz nessa área, com destaque para as ações relacionadas ao período”, disse a enfermeira Lúcia Pragana, que também atua no Banco de Leite Humano do Recife.

Saiba mais – O Banco de Leite Humano do Recife foi inaugurado pelo prefeito João da Costa há três anos. Primeiro estabelecimento do tipo na rede municipal, ele funciona na Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados. O investimento na iniciativa foi de aproximadamente R$ 210 mil. No local, são coletados cerca de 16 litros de leite humano por mês e quase a totalidade segue para doação. Uma parte é retirada para a realização de exames microbiológicos no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife.

A doação de leite pode ser feita na unidade ou em domicílio, onde uma equipe faz a coleta do material, além de orientar e fornecer às mulheres todo o material necessário para o processo. Os frascos ideais são os de produtos como maionese e café solúvel. Por ser de vidro e com tampa plástica rosqueável, este tipo de recipiente permite a pasteurização, processo térmico que elimina os microorganismos do líquido, sendo imprescindível para o seu armazenamento. Cru, o produto só pode ser dado pela própria mãe ao filho. Mensalmente, o banco de leite municipal recebe uma média de 30 vasilhames de vidro.

Para saber mais informações sobre o assunto, os interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria SUS Recife pelo telefone 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.