Secretaria Especial da Mulher realiza atividades no Centro de Referência Clarice Lispector
As ações fazem parte da comemoração pelos seis anos de sanção da Lei Maria da Penha
Nesta quarta-feira (8), a Secretaria Especial da Mulher, realiza dois eventos que integram a programação especial de comemoração ao sexto ano de vigência da Lei Maria da Penha, de n° 11.340/06. Os eventos acontecerão às 15h, no Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na Rua Bernardo Guimarães, n° 470, Boa Vista.
Uma das ações é a assinatura de um convênio entre a Prefeitura do Recife e o Instituto Feminista para a Democracia - SOS CORPO, com o objetivo de aprimorar o Primeiro Plano Municipal de Políticas para Mulheres, criado na atual gestão municipal em novembro do ano passado. O convênio permitirá a realização de oficinas, encontros e rodas de diálogo com as mulheres de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Estarão presentes a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; a socióloga e coordenadora geral do SOS CORPO, Betânia Ávila; as delegadas do Orçamento Participativo temático da Mulher e representantes do Conselho Municipal da Mulher.
Além disso, no mesmo local, também acontecerá o encontro da Rede de apoio aos serviços de enfretamento à violência contra a mulher. Na oportunidade, haverá uma discussão sobre a Lei Maria da Penha, com foco no tema da notificação compulsória, medida que compõe as normas técnicas nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher e que visa proteger as mulheres que não têm coragem de denunciar eventuais agressões.
Confira a programação completa das atividades comemorativas da Secretaria Especial da Mulher no anexo.
Centro de Referência Clarice Lispector – O Centro tem como objetivo acolher, informar, orientar e apoiar a mulher em situação de violência doméstica e sexista com as providências que se fazem necessárias a cada caso. Para tanto, dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas: jurídica, psicossocial e educadoras sociais, além de atendimento gratuito pelo 0800.281.0107 (Disque-Orientação), com plantão 24 horas. A Rede de apoio aos serviços de enfretamento à violência contra a Mulher também funciona no Centro Clarice Lispector com participação de 16 Secretarias Municipais, Ministério Público e Vara Criminal. A proposta é de fortalecimento dos serviços que atuam para reprimir a violência. A rede de apoio ocorre toda última terça-feira do mês, às 14 horas.
Serviços:
- Disque Orientação Nacional: 180
- Centro de Referência Clarice Lispector: 0800.281.0107 / 3355.3010