NOTÍCIAS

Cultura | 07.08.12 - 18h04

Secretaria Especial da Mulher realiza atividades no Centro de Referência Clarice Lispector

As ações fazem parte da comemoração pelos seis anos de sanção da Lei Maria da Penha

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria Especial da Mulher, realiza dois eventos que integram a programação especial de comemoração ao sexto ano de vigência da Lei Maria da Penha, de n° 11.340/06. Os eventos acontecerão às 15h, no Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na Rua Bernardo Guimarães, n° 470, Boa Vista.

Uma das ações é a assinatura de um convênio entre a Prefeitura do Recife e o Instituto Feminista para a Democracia - SOS CORPO, com o objetivo de aprimorar o Primeiro Plano Municipal de Políticas para Mulheres, criado na atual gestão municipal em novembro do ano passado. O convênio permitirá a realização de oficinas, encontros e rodas de diálogo com as mulheres de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Estarão presentes a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; a socióloga e coordenadora geral do SOS CORPO, Betânia Ávila; as delegadas do Orçamento Participativo temático da Mulher e representantes do Conselho Municipal da Mulher.

Além disso, no mesmo local, também acontecerá o encontro da Rede de apoio aos serviços de enfretamento à violência contra a mulher. Na oportunidade, haverá uma discussão sobre a Lei Maria da Penha, com foco no tema da notificação compulsória, medida que compõe as normas técnicas nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher e que visa proteger as mulheres que não têm coragem de denunciar eventuais agressões.

Confira a programação completa das atividades comemorativas da Secretaria Especial da Mulher no anexo.

Centro de Referência Clarice Lispector – O Centro tem como objetivo acolher, informar, orientar e apoiar a mulher em situação de violência doméstica e sexista com as providências que se fazem necessárias a cada caso. Para tanto, dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas: jurídica, psicossocial e educadoras sociais, além de atendimento gratuito pelo 0800.281.0107 (Disque-Orientação), com plantão 24 horas. A Rede de apoio aos serviços de enfretamento à violência contra a Mulher também funciona no Centro Clarice Lispector com participação de 16 Secretarias Municipais, Ministério Público e Vara Criminal. A proposta é de fortalecimento dos serviços que atuam para reprimir a violência. A rede de apoio ocorre toda última terça-feira do mês, às 14 horas.

Serviços:
- Disque Orientação Nacional: 180
- Centro de Referência Clarice Lispector: 0800.281.0107 / 3355.3010