NOTÍCIAS

Cultura | 07.08.12 - 12h29

Secretaria Especial da Mulher realiza programação alusiva aos seis anos da Lei Maria da Penha

[caption id="attachment_23653" align="alignleft" width="334"] Público recebeu orientação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Foto: Foto: Lú streithrost.[/caption]

A Secretaria Especial da Mulher realizou na manhã desta terça-feira (7), no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife, uma panfletagem sobre a importância da Lei Maria da Penha, seus avanços e evoluções. A atividade faz parte da programação de orientação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher em comemoração aos seis anos da Lei.
 
A mais recente das conquistas da Lei Maria da Penha começa a vigorar a partir desta terça-feira (07), quando o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passará a cobrar dos agressores o ressarcimento de despesas com benefícios pagos às vítimas de violência doméstica. Chamada de ação regressiva, a mudança pretende diminuir os casos de agressão atingindo diretamente quem comete esse crime.
 
A mulher hoje no contexto da violência doméstica tem que ser inserida em uma rede de familiares, vizinhos e pessoas próximas que possam garantir que essa pessoa consiga denunciar. Todos esses avanços que estamos comemorando garantem o mínimo de dignidade para as vítimas”, comentou a Gerente de Políticas Temáticas da Secretaria da Mulher, Mariana Moura.
 
Dentre outros avanços ao longo desses seis anos de efetivação da lei, é possível destacar a definição de violência doméstica não só como agressões físicas e sexuais, mas também as psicológicas, morais e patrimoniais. Outra decisão importante partiu do Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro deste ano, ao definir que o oferecimento de denúncia ao Judiciário não depende exclusivamente da vontade da vítima. Agora não há mais a necessidade de a mulher agredida apresente queixa para que seja criada uma ação que resulte na aplicação da Lei.
 
Seguindo o cronograma das atividades promovidas pela PCR, nesta quarta-feira (08), às 10h acontecerá o Encontro da Rede de apoio aos serviços de enfretamento à violência contra a Mulher sobre a Lei Maria da Penha, no Centro de Referência Clarice Lispector. No mesmo dia, às 15h, a Prefeitura assina um convênio com o instituto SOS Corpo para o fortalecimento do Plano de Política para as Mulheres. A partir do convênio, serão realizadas diversas oficinas nas 18 microrregiões da cidade. 
 
Na próxima semana está prevista a entrega da cartilha “Do Papel para a Vida”, sobre a Lei Maria da Penha, nas seis RPA’s e o Fórum Gestor de Gênero – Encontro de Orientação aos Agentes Públicos e a Plenária das Mulheres no Orçamento Participativo. No final deste mês acontecem o Encontro nas Escolas Públicas com os integrantes do Projovem, e o seminário no Centro de Referência Clarice Lispector, sobre as mudanças que a Lei Maria da Penha causou na vida das mulheres (confira a programação completa no anexo).