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Cultura | 07.08.14 - 15h05

Estudantes da Rede Municipal do Recife participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

[caption id="attachment_47949" align="alignleft" width="680"] Dos 96 alunos que estarão presentes na etapa regional da OBR, 68 vão adaptar robôs para disputar a competição prática. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Noventa e seis estudantes da Rede Municipal do Recife participam da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nesta sexta-feira (8) e no sábado (9). Em Pernambuco, a etapa regional acontecerá na quadra da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea, e em Petrolina. A competição tem o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação da cidade.

A participação dos estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal na OBR faz parte do Programa Robótica na Escola, iniciado pela Secretaria de Educação do Recife em fevereiro deste ano. O grupo que vai para a competição é o mesmo que foi para a Robocup, um dos maiores eventos de robótica do mundo e que este ano aconteceu em João Pessoa, em julho. Os alunos têm entre 11 e 14 anos e são de turmas do 6° ao 9° ano das cinco escolas integrais da Rede Municipal.

A OBR é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.

Divididos em 18 equipes, 68 alunos da Rede Municipal do Recife vão participar da modalidade prática da Olimpíada, que simula uma ambiente de desastre onde os robôs precisam resgatar as vítimas, sem interferência humana. Os robôs devem ser autônomos e construídos pelos estudantes ou feitos com kits robóticos. Segundo o coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim, os alunos adaptaram robôs feitos com peças da LEGO para participar da competição prática. "Eles modificaram os robôs, colocaram sensores, mudaram o tamanho das rodas e programaram-nos para desempenhar as tarefas necessárias. No dia da prova, eles levam um robô pré-montado, mas durante a competição precisarão fazer mais modificações", explica o coordenador.

Outros 28 estudantes vão apenas assistir às disputas práticas enquanto aguardam para competir na modalidade teórica, respondendo questões de uma prova escrita, no próximo mês.

As equipes aprovadas nesta primeira fase participam da final da etapa regional no dia 30. Os classificados na disputa do dia 30 participarão da etapa nacional, em outubro, em São Carlos (São Paulo).

Além da OBR e da Robocup, cerca de dois mil alunos da Rede Municipal também visitaram a terceira edição da Campus Party Recife, entre os dias 24 e 26 do último mês. No estande da Prefeitura, muitos participaram de oficinas de robótica ministradas por oito estudantes do 6º ao 9º da rede, entre outras atividades.

O coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim, afirmou que a participação dos alunos em eventos como esses amplia o interesse dos jovens nas salas de aula das escolas municipais. "Ao levar os estudantes para competir na OBR e em outros eventos, nosso objetivo é abrir os horizontes deles para a robótica, dentro e fora do Brasil. Quando eles voltam de atividades dessa importância, compartilham a felicidade e as experiências com os colegas, motivando os demais alunos a se empenharem nas atividades de sala de aula", reforçou o professor.

ROBÓTICA NA ESCOLA - Mais de 80 mil estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental serão beneficiados pelo Programa Robótica na Escola, que teve início em fevereiro deste ano. A ação chegará a 302 escolas e creches da rede, que utilizarão as novas tecnologias nas atividades em sala de aula. Com investimento de mais de R$ 20 milhões, o Robótica na Escola é realizado em três linhas de trabalho: a da metarreciclagem e ferramentas (na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos), a dos blocos de encaixe e a de robôs humanoides (NAO). Os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental trabalham com a linha de blocos de encaixar da LEGO ZOOM, enquanto os alunos do 6º ao 9º ano aprendem a trabalhar com a linha de eletrônica e programação de computadores, além dos robôs humanoides.