NOTÍCIAS

Cultura | 07.08.14 - 10h05

Evento À Mesa com Burle Marx acontece no MAMAM

[caption id="attachment_47932" align="alignleft" width="680"] Jantar, para apenas 120 participantes, mostra a paixão do artista pela gastronomia e os sabores que ele oferecia aos amigos. (Foto: Ivanildo Francisco/ PCR)[/caption]

O paisagista Roberto Burle Marx tornou-se mundialmente conhecido pelos seus maravilhosos jardins. Entretanto, os amigos também lembram dele pela forma carinhosa com que gostava de recebê-los e pelo amor à arte e à gastronomia. Buscando mostrar um pouco desse lado de Burle Marx, será realizado na próxima sexta-feira (08) um jantar baseado no livro “À Mesa com Burle Marx”. O evento acontece a partir das 17h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, no bairro da Boa Vista, Recife. Ao todo, 120 pessoas poderão se deliciar com a refeição, gratuitamente, retirando os convites no Museu, na própria sexta-feira, das 10h às 12h, na entrada pela Rua da União, 88. O jantar faz parte da programação da Semana Burle Marx.

O livro – resultado da pesquisa de Cecília Modesto e Cláudia Pinheiro e lançado pela Editora Contra Capa – traz receitas que eram normalmente utilizadas por Burle Marx para receber amigos e admiradores em seu sítio, no Rio de Janeiro. Segundo a diretora do MAMAM, Beth da Matta, ele dedicava toda uma atenção especial ao ato de recepcionar as pessoas em casa. “Burle Marx gostava de receber bem as pessoas, por isso ele se preocupava com os mínimos detalhes. Desde as toalhas das mesas, que ele mesmo pintava, até os arranjos criados a partir de frutas e flores, passando pela seleção musical. Ele era conhecido também pelo seu amor à música e, além de tocar piano, cantava para seus convidados”, conta.

A ideia do jantar será a de reproduzir no MAMAM esse ambiente acolhedor criado por Burle Marx nesses momentos com os mais próximos. O público que comparecer será recebido num espaço com música ambiente, mesas decoradas e, claro, um jantar com direito a entradas, pratos principais e sobremesas, todas escolhidas a partir das receitas que constam no livro. “Burle Marx era um homem de paladar simples, mas que gostava da boa comida e era exigente no momento da execução dos pratos. E é isso que pretendemos mostrar no cardápio selecionado”, explica Beth da Matta.

Iniciando a noite serão servidas entradinhas: Empada aberta de camarão à moda César, Berinjela e Bolinho de Bacalhau. Como pratos principais os convidados poderão provar o Prato Burle Marx (feito à base de lagosta), Lagarto recheado com molho de vinho e pimenta, Arroz de amêndoas, Arroz branco puxado no alho e azeite, Purê de fruta pão e Salada de legumes com molhos variados. E para sobremesa?! Bom, opções não faltarão. Serão cinco ao todo: Quindão, Manjar de coco e Compotas de mamão com coco, caju e laranja da terra.

O evento À Mesa com Burle Marx integra a programação da Semana Burle Marx, que acontece no Recife de 7 a 16 de agosto. A semana foi instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009 e está sendo organizada pelo Comitê Burle Marx, formado por órgãos da Prefeitura do Recife, Laboratório da Paisagem da UFPE, Conselho dos Arquitetos do Brasil – CAU e Parque de Dois Irmãos, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

Serviço
À Mesa com Burle Marx no MAMAM
Quando: Sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, Rua da Aurora, 265, Bairro da Boa Vista, Recife - PE
Horário: 17h
Informações: 3355.6870 / 6871
Evento para 120 pessoas. Convites deverão ser retirados pelo público no dia do jantar, no horário das 10h às 12h, no MAMAM, pela entrada da Rua da União, 88.