NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 07.08.15 - 15h06

PCR comemora marca de 30 mil voluntários no Transforma Recife

img_alt

Programa de voluntariado da Prefeitura do Recife atingiu a marca de 30 mil voluntários e 326 instituições cadastradas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

A plataforma Transforma Recife atingiu mais um número significativo esta semana. O programa, que é o primeiro de voluntariado no Brasil lançado por uma prefeitura, atingiu a marca de 30 mil voluntários e 326 organizações sem fins lucrativos cadastrados. O marco foi comemorado na manhã desta sexta-feira (7) com um ato que contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e vários representantes de instituições beneficiadas pelos serviços.

"Isto é um reflexo de que o voluntariômetro da Agamenon Magalhães está estimulando cada vez mais"

O gestor também recebeu, das mãos do coordenador do Transforma, Fábio Silva, uma réplica do voluntariômetro do projeto que está localizado na Avenida Agamenon Magalhães e contabiliza as horas doadas por voluntários a ONGs. O equipamento foi inaugurado em julho deste ano e marcava mais de 141 mil horas trabalhadas nesta manhã. A ação pioneira, que consolidou o Recife como capital da solidariedade, funciona através de um site que atua como uma rede social, com um sistema que cruza os perfis de interesse.

Geraldo destacou que a ação do Transforma Recife só reforça o engajamento que a população da cidade tem no projeto e a vocação do município para o trabalho voluntário. “A gente vê um número como esse de voluntários se engajando para colaborar com estas instituições, que ajudam quem mais precisa deste atendimento. Isto é um reflexo de que o voluntariômetro da Agamenon Magalhães está estimulando cada vez mais”, comemorou o prefeito.

O prefeito lembrou ainda que a cada ação que envolve o nome do Transforma Recife, mais pessoas se sentem estimuladas a participar de trabalhos voluntários na capital pernambucana. “Nós vemos que as instituições estão recebendo cada vez mais pessoas com todo o tipo de ação voluntária. A gente espera que o Transforma Recife cresça e que, com isso, o povo saia ganhando”, acrescentou.

No Transforma Recife, os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor os trabalhos. Em seguida é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados.

Uma das instituições beneficiadas pelo programa é a PEPE Areias, que desenvolve um trabalho voluntário com crianças em situação de risco e a comunidade. A representante da entidade, Mônica Duquine, disse que o programa “transformou” o trabalho oferecido aos beneficiados. “Nós estamos juntos ao Transforma desde o início, mas foi nos últimos dias que eu precisei de uma mobilização maior e pude contar com o programa. Nós estávamos tentando reformar o nosso parque infantil há cerca de dois anos e no mês passado eu lancei na plataforma essa proposta de mutirão para nos ajudar. No dia seguinte, houve um grande movimento e cerca de 60 voluntários compareceram para nos ajudar”, explicou.

PROGRAMA – O público em geral pode se cadastrar na plataforma digital do programa através do site www.transformarecife.com.br. É possível também realizar a inscrição na sala física do projeto. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.