NOTÍCIAS

| 07.08.15 - 15h23

​Vacinação contra Poliomielite nas creches municipais começa na próxima segunda-feira (10)

img_alt

Durante o período da campanha, os técnicos vão avaliar a caderneta da criança para saber se precisa tomar alguma outra vacina. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

A Pré-Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (10), no Recife. Até o dia 14 de agosto, técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) irão aplicar a vacina em cerca de 6,5 mil alunos de 75 creches da Prefeitura do Recife. A abertura ocorrerá na Creche Isabel Silvana Melo de Andrade, no Ibura, das 8h às 12h, com a participação da turma do Zé Gotinha.

O Dia D em todo o Brasil vai acontecer no sábado (15), e, na capital pernambucana, contará com 174 postos fixos e 212 volantes espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade. A partir do dia 15, a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas), Unidades Básicas Tradicionais e policlínicas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Deverão ser vacinadas pelo menos 95% das 93.370 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Durante a campanha, a Secretaria de Saúde do Recife também pretende atualizar o cartão de vacina das crianças.

Os pais devem levar o cartão de vacinação dos filhos. Durante o período da campanha, os técnicos vão avaliar a caderneta da criança para saber se precisa tomar alguma outra vacina. “No Dia D, nos postos volantes, só vai haverá as gotinhas, mas nos postos fixos as crianças poderão atualizar as vacinas do calendário vacinal que estiverem desatualizadas, como a Pentavalente, por exemplo, que protege contra tétano, difteria, coqueluche, pneumonia e hepatite B”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Poliomielite: É uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde não ocorre casos da doença há 26 anos. Todas as ações de controle da Pólio, inclusive Campanhas, devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação do poliovírus.