NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 07.08.17 - 16h45

Exposição fotográfica lembra Imóveis Especiais de Preservação

 
A exposição ‘Imóveis Especiais de Preservação 20 anos’ contará com fotos de alunos do Curso Tecnológico de Fotografia. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural
 
 

Eles podem ser modernistas, contemporâneos, neoclássicos, chalés, prédios, casarões, sobrados. Os estilos são diversos, assim como as tipologias e juntas essas edificações formam um conjunto arquitetônico essencial para a história do Recife. Neste mês de setembro a lei que regulamenta os Imóveis Especiais de Preservação (IEPs) completa 20 anos. Em celebração à Lei dos IEPs (16.284/1997), a Prefeitura do Recife, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), realizará a exposição fotográfica Imóveis Especiais de Preservação 20 anos. A iniciativa, que será lançada hoje (07) na UNICAP, é promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC/Secretaria de Planejamento Urbano) e é voltada para os alunos do curso de Fotografia da UNICAP.

Para o trabalho, que será iniciado nesta terça-feira (08), a DPPC relacionou 30 IEPs espalhados pela cidade. Com a relação em mãos, cada aluno submeterá à coordenação do curso três fotos para seleção que farão parte de uma exposição que será realizada no dia 21 de setembro, no Museu do Recife (Forte das Cinco Pontas). Participam da atividade os alunos do 4º e 5º módulos do Curso de Tecnologia em Fotografia da UNICAP. A mostra contará com um total de 45 fotografias, sendo 30 feitas pelos universitários e 15 da fotógrafa Aurelina Moura, homenageada da iniciativa.

“O trabalho que vamos fazer junto com a Católica faz parte de uma série de ações que a DPPC realiza sobre educação patrimonial. O desafio da gestão pública é o de garantir os instrumentos necessários para que a preservação de fato aconteça. Mas, o primeiro passo é conhecer esses imóveis e suas histórias, reconhecer eles enquanto parte integrante do cotidiano da cidade. A lei reforça a importância que esses imóveis têm”, diz Lorena Veloso, gerente geral da DPPC.

Sobre a parceria, Renata Victor, coordenadora do curós,d estaca: "A busca por parceiros é uma prática nossa porque isso engrandece a atividade de extensão do curso, além de aumentar a experiência do aluno na prática fotográfica e em exposições coletivas".

A iniciativa faz parte do projeto de educação patrimonial realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e a exposição Imóveis Especiais de Preservação 20 anos integrará as atividades do 1º Seminário sobre o Patrimônio Cultural do Recife, que acontecerá nos dias 20 e 21/09.

Homenagem – A exposição Imóveis Especiais de Preservação 20 anos homenageará a fotógrafa Aurelina Moura. Servidora pública da Prefeitura do Recife, Aurelina começou a fotografar em 1982, quando já fazia parte do quadro de funcionários da URB. No alvo das lentes de Aurelina a arquitetura do Recife. Ao longo desse tempo, a fotógrafa registrou dezenas de imóveis e hoje a URB conta com acervo fotográfico que ajuda a conta a história da cidade.