Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.08.17 - 19h46

Recife e Guangzhou (China) renovam acordo de intercâmbio e cooperação

img_alt

Prefeito Geraldo Julio recebeu comitiva governamental da cidade chinesa na tarde desta segunda (7). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta segunda-feira (7), uma comitiva governamental da cidade de Guangzhou, da República Popular da China, para renovar o termo de cooperação e intercâmbio com a capital pernambucana. O encontro também serviu para alinhar interesses econômicos entre as cidades-irmãs, que já completam dez anos de relação. Na ocasião, estiveram presentes Chen Jianhua, Presidente do Congresso Municipal de Guangzhou, Li Feiyue, Cônsul Geral da República Popular da China em Recife, e membros do Comitê Permanente e Diretor Geral do Comitê de Relações Exteriores da cidade de Guangzhou, que  presentearam o Recife com uma escultura de uma flor típica da China, a Kapok,  que será instalada no Parque Santana, no bairro de Santana.

"Guangzhou é uma cidade que tem muito destaque na economia e no desenvolvimento na China. Eles têm alta qualidade de vida, uma economia pujante e uma tradição na formação de estudantes, com um pólo acadêmico muito forte. Isso é também muito importante para o Recife, que é o centro de decisões do Nordeste Brasileiro, e também já temos o comércio mais importante do Nordeste do País, um pólo de saúde, um pólo médico e de tecnologia. Então, para nós, é vital essa conexão internacional com as cidades mais desenvolvidas do mundo", destacou o gestor municipal, que mencionou também a importância da criação do intercâmbio para experiências, conhecimento, exportação, com foco em investimentos e resultados, sobretudo na área de tecnologia.

No encontro, os presentes também trataram sobre o interesse da cidade chinesa na preservação do patrimônio histórico do Recife e as futuras ações que serão desenvolvidas entre os municípios. Além disso, junto a comitiva, o Comitê Permanente da Assembleia Popular da Cidade de Guangzhou da República Popular da China, assinou um memorando de intensificação de intercâmbio e cooperação com a Câmara Municipal do Recife.O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques, comentou a importância do laço com a cidade. "Este convênio com toda certeza dará mais condições para a câmara Municipal do Recife e para a prefeitura da cidade para servir melhor o povo na área de educação, saúde, esportes, infraestrutura, de forma que me sinto muito honrado em representar a Câmara e assinar este acordo", afirmou.

Guangzhou é a capital e maior cidade da província de Guangdong, na China. É um  importante centro portuário, figurando como a terceira maior cidade do país. Também possui o estatuto de sub-província administrativa, sendo  um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país. 

Guangzhou é a segunda cidade chinesa a estreitar relações com o Recife este ano. Recentemente, o Recife foi convidado a participar do festival internacional de música das cidades-irmãs de Chengdu, localizada na Província de Sichuan, na parte oriental da China. Recife foi a única representação do Brasil e levou quatro bailarinos da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges para apresentar o premiado espetáculo "Recifervendo".