Prefeito encerra Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
João da Costa prestigiou o evento e falou sobre questões pertinentes aos temas abordados no encontro
Por Kellen Lima
O encerramento do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife, nesta sexta-feira (07), contou com a participação do prefeito da Cidade, João da Costa, que falou sobre questões pertinentes às temáticas trabalhadas durante o encontro. Iniciado na última quinta-feira (06), o Seminário aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), bairro de Santo Amaro.
Após saudar os presentes, o gestor municipal enfatizou a relevância do encontro, que, segundo ele, permitirá traçar objetivos estratégicos para a criação de políticas públicas, voltadas para a concepção de cadeias produtivas, capazes de alavancar a capital pernambucana sob o contexto econômico. “Recife está aproveitando o crescimento do País e do Estado e se reposicionando economicamente, inserindo-se na plataforma da globalização, em um processo de expansão que envolve a inovação tecnológica, a indústria do petróleo e a farmacoquímica”, disse João da Costa.
Por sua vez, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, falou sobre a transformação da Cidade, a partir da utilização da tecnologia e conhecimentos científicos. “Temos a certeza de que podemos fazer do Recife o ‘Marco Zero’ da ciência, tornando-a uma Cidade mais justa, humana, criativa e produtiva”, ressaltou. A importância da junção de esforços para a empreitada, entre as instâncias federal, estadual e municipal, foi lembrada pelo secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja. “Daremos continuidade a essa parceria, onde percebemos o comprometimento político para a captação de recursos e estruturação das cadeias produtivas”, reforçou.
Tecnologia e compromisso - Para que tal evolução econômica seja possível, João da Costa destacou o empenho do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, quanto à liberação de recursos e enfatizou a necessidade de formação de grupo de estudo. “Iremos nos reunir, montar uma equipe de estudo para estruturar Projeto de Lei para a consolidação das cadeias produtivas, da economia criativa, e posteriormente enviar à Câmara. Esse é o compromisso com o Recife do presente, que nos garantirá uma Cidade boa para se viver no futuro”, finalizou o prefeito.
A mesa que marcou o ato de encerramento do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife foi composta, além do prefeito, por José Bertotti, Marcelino Granja, Luciana Guilherme (Ministério da Cultura), Mário de Lima Filho (Agência Nacional do Petróleo), Diogo Simões (presidente Facepe) e Márcio Miranda (vice-presidente CGEE).
Diversas autoridades estiveram presentes, assim como integrantes do secretariado municipal, como Elevelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Eduardo Granja (Juventude), Renato L (Cultura), Henrique Leite (Coordenação Política), Petrônio Magalhães (Finanças) e Cláudio Ferreira (Jurídicos), assim como assessores e técnicos.