Projeto Bairro Legal chega a 5 mil veículos autuados no Pina e Boa Viagem
Em menos de dois meses de operação do projeto Bairro Legal no Pina e Boa Viagem, na Zona Sul, agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) notificaram 5.015 veículos que estavam estacionados em local irregular e 132 foram removidos para o depósito, na BR- 101 Norte. A marca de 5 mil carros, motos e caminhões autuados foi ultrapassada neste fim de semana. As ações do Bairro Legal começaram no dia 14 de agosto.
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, as ações são de grande importância para o tráfego de toda a cidade. “A fiscalização é contínua em toda a cidade, no entanto, observamos a necessidade de intensificá-las em alguns pontos críticos. Em Boa Viagem, identificamos que a fluidez das vias estava sendo prejudicada pelas práticas irregulares e, por isso, implantamos este projeto”, comentou.
Todos os veículos autuados estavam estacionados em local irregular, o que configura infração que varia entre leve, média e grave, no valor de R$ 53,21 (três pontos na CNH), R$ 85,13 (quatro pontos na CNH) ou 127,69 (cinco pontos na CNH).
O Bairro Legal é uma operação conjunta entre a CTTU e a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon). Até o último domingo, a Secon havia demarcado as calçadas de 410 estabelecimentos para evitar estacionamento em área pública, retirado 458 pinos de ferro do passeio público, apreendido 6.310 placas e bandeirolas em postes e árvores, além de removido cavaletes, cones, correntes e carcaças de carros.
O BAIRRO LEGAL - O projeto tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano. Os primeiros locais beneficiados são os bairros do Pina e Boa Viagem. Nessas áreas, a ação deve durar até dezembro. Em breve, outras regiões receberão a iniciativa.
Equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e Secretaria-Executiva de Operações (Seop) coíbem, nos dois bairros, infrações como estacionamento proibido, carga e descarga, fila dupla e obstrução de calçadas. Também serão fiscalizadas construções e imóveis em situação irregular, além de poluição sonora e visual.
As ações acontecem na Av. Herculano Bandeira, Rua Capitão Rebelinho, Av. Domingos Ferreira, Av. Conselheiro Aguiar, Rua dos Navegantes e Av. Boa Viagem, no trecho entre a Av. Antônio de Góes e Antônio Falcão, Antônio Falcão e Armindo Moura. Até o final de outubro, a ação vai focar nas vias transversais dos principais corredores, além de Brasília Teimosa, Bode e Beira-Rio.
Balanço do Bairro Legal (de 14 de agosto a 6 de outubro)
- 5.015 veículos multados cometendo infrações de trânsito
- 132 carros, motos e caminhões rebocados
- 1 binário implantado (nas ruas Padre Luiz Marques Teixeira e João Dias Martins)
- 410 estabelecimentos demarcados
- 458 pinos de ferro retirados de calçadas
- 6.310 placas, faixas, banners e bandeirolas de propagandas irregulares retirados de postes e árvores
- 63 cavaletes apreendidos no passeio público
- 5 correntes apreendidas
- 2 carroças removidas
- 2 carrinhos de compras apreendidos
- 2 bancos de feira recolhidos
- 1 trailer removido
- 1 jardineira removida de calçada
- 1 barraca de grandes proporções removida
- 1 rampa irregular demolida
- 1 toldo apreendido
- 322 cocos depositados de maneira irregular na calçada
- 356 notificações por uso indevido do passeio público
- 508 informativos entregues
- 13 notificações para comércio ambulante
- 33 cones
- 17 carcaças de carros abandonados recolhidas
- Areia e Brita apreendidas
- *3 estabelecimentos tiraram, por conta própria, os pinos de ferro que tinham instalado no passeio público