NOTÍCIAS

| 07.10.14 - 09h37

Banda Sinfônica do Recife comemora 56 anos com concerto especial, nesta quarta-feira (8)

[caption id="attachment_49109" align="alignleft" width="680"] Repertório vai contemplar compositores brasileiros como Pixinguinha, Carlos Gomes e Hermeto Pascoal. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Ela continua apresentando uma jovialidade e um ecletismo, dignos de uma adolescente. Estamos falando da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, que comemora 56 anos de existência neste mês de outubro. E para celebrar a data, um concerto especial será realizado nesta quarta-feira, dia 8, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino. A apresentação será toda com obras de compositores brasileiros, como Carlos Gomes, Mathias da Rocha, Pixinguinha e Villa-Lobos, entre outros. O concerto terá início às 20h, com entrada franca.

Dos clássicos ao frevo, o que o público vai conferir nessa apresentação de aniversário é uma pequena seleção do que há de melhor na música brasileira. A abertura da Ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, inicia a programação do concerto e já dá o tom da festa. Logo em seguida, a plateia será convidada a navegar nos acordes da “Ária das Bachianas Brasileiras nº 5”, de Heitor Villa-Lobos, um dos grandes clássicos nacionais.

Para aqueles mais românticos, a BSCR trará um medley em homenagem a Pixinguinha: “Vou vivendo”, “Ingênuo”, “Lamentos” e “Segura Ele”, todas compostas numa parceria entre o compositor e B. Lacerda, são as músicas que compõem o momento. O compositor e instrumentista, Hermeto Pascoal, será lembrado com a música “Bebê”, que terá como solista o flautista Mozart Ramos.

Os compositores pernambucanos também estarão presentes neste concerto. “Maxixeando”, de Dimas Sedícias, “Leão do Norte”, de Lenine e Paulo Pinheiro, também serão executadas. E para encerrar a noite em clima de festa, nada melhor do que “Vassourinhas”, de Matias da Rocha e Joanna Baptista. Importante lembrar que os interessados em acompanhar esse concerto especial de aniversário da Banda Sinfônica da Cidade do Recife devem retirar os seus ingressos, gratuitamente, na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, a partir das 19h, no dia da apresentação.

História – A Banda Sinfônica da Cidade do Recife foi criada no dia 7 de outubro de 1958, pelo então prefeito Pelópidas Silveira. Inicialmente com 34 músicos, hoje ela é composta por 85 profissionais, dos quais 78 são os instrumentistas responsáveis pela execução de um repertório bastante eclético e requintado, que vai desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras.

Originalmente criada para suprir a necessidade de acompanhamento das manifestações cívicas e culturais, a Banda realizou a sua estreia no dia 24 de dezembro de 1958, em um concerto no Sítio Trindade. Durante seus 56 anos de existência, já teve como regentes os maestros Geraldo Menucci (primeiro regente), Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Atualmente tem como regente titular e diretor artístico o maestro Nenéu Liberalquino.

Serviço
Concerto comemorativo aos 56 anos da Banda Sinfônica da Cidade do Recife
Quando: quarta-feira, 8 de outubro, 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio
Entrada Franca
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 19h
Informações: 3355.3322 / 3324