NOTÍCIAS

| 07.10.14 - 14h53

Dia da Saúde leva serviços de prevenção e educação a habitacionais do Recife

Cerca de 500 famílias de três habitacionais foram beneficiadas. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

A Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a empresa Diagonal, promoveu durante esta terça-feira (7) o Dia da Saúde, na Zona Norte da cidade. Cerca de 500 famílias dos habitacionais Beira Rio, Felicidade e Santo Antônio, do Arruda, foram beneficiadas com serviços de saúde e atividades educativas.

Técnicos fizeram aferição de pressão e testes de glicemia, além de vacinação contra Influenza. A população também recebeu orientações, de técnicos da Saúde Bucal, sobre como fazer escovação de forma correta e ainda kits de desinfecção de alimentos, do Programa de Saúde Ambiental.

Para as crianças, foram realizadas brincadeiras, como dominó dos alimentos e jogo da memória, destacando a importância da alimentação saudável. A estudante Sara da Silva, 9 anos, gostou de aprender brincando. “A gente aprende quais alimentos são saudáveis e brinca ao mesmo tempo”. Apresentações teatrais e de fantoches chamaram atenção dos cerca de 180 pequenos que moram no local. Durante as atividades, eles ganharam ingressos para participarem de uma sessão do Cine Saúde, que vai acontecer nesta sexta-feira (10), às 9h, na sede do Sest Senat, em Beberibe.

Segundo a estudante Ednalva Conceição, 25 anos, moradora do habitacional, é importante o contato direto das equipes de saúde com a população. “A maioria dos moradores daqui não sabe que pode ter acesso a serviços de saúde, por isso é importante trazer isso até eles”, disse Ednalva.

De acordo com Edvaldo Lopes, coordenador de Educação e Saúde do Distrito Sanitário II, o objetivo da ação é esclarecer sobre os direitos que os moradores têm na Saúde. “Além dos serviços básicos, trouxemos a questão do preconceito e da prevenção de doenças pela população LGBT, e sobre a importância do teste do pezinho para os bebês, que pode ser feito na Policlínica Salomão Kelner”, explicou.

Técnicos da Política de Saúde da Mulher e da População Negra também deram palestras sobre prevenção de doenças, com atenção especial para a anemia falciforme, que atinge os negros.