NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 07.10.15 - 17h01

Prefeitura forma alunos e funcionários do SESI em prevenção e proteção ao uso de drogas

Os agentes multiplicadores foram habilitados através do projeto Formação Comunitária (FOCO), da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas

 

Quatro turmas do projeto Formação Comunitária (FOCO), do eixo de prevenção da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (SECOD), formadas por cerca de 100 alunos e técnicos do projeto ViraVida do Sesi, recebem, nesta sexta-feira (9), certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas. Os títulos serão entregues pela secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife, Aline Mariano, que também entregará o selo do projeto ao superintendente do Sesi, Ernane Aguiar, na Casa da Indústria,  no bairro de Santo Amaro,  onde acontece o evento, reconhecendo municipalmente a instituição parceira como espaço de prevenção às drogas. O ato será realizado a partir das 16h. Até o final do ano, mais 800 lideranças não-formais, das 6 RPAs do Recife, serão capacitadas para o fortalecimento de uma cultura de proteção ao uso e/ou abuso de drogas.

A formação de multiplicadores na comunidade, chamada de educação entre pares, objetiva habilitar as lideranças comunitárias e instituições parceiras da secretaria para falar sobre as drogas sem barreiras. De acordo com a representante da SECOD Karla Rodrigues, durante o curso  foi trabalhada a temática “Aspectos gerais sobre as drogas”, explicando o conceito, uso na humanidade, tipos de drogas e classificação das substâncias psicoativas. Sem esquecer de também falar sobre os  tipos de usuários e legalidade versus ilegalidade. Além de desmitificar conceitos e ressaltar o compromisso com o sigilo e respeito às singularidades. Durante a formação, mais dois módulos foram lecionados: "Prevenção às drogas e outros cuidados" e "Redução de danos e riscos, território e rede". A secretária Aline Mariano destaca a importância da participação da sociedade civil no enfrentamento às drogas. "É preciso assumir um papel de protagonismo, abraçar essa responsabilidade social. Se as políticas caminharem juntas, e de forma integrada, têm mais chances de dar certo. A parceria entre sociedade civil e governo é um dos principais componentes para que o trabalho seja desenvolvido em sua plenitude. Assim colheremos bons resultados", enfatizou.

O Foco é um projeto de intervenção no território para prevenção do uso, abuso do crack e outras drogas. “É uma proposta de trabalho com ações que devem ser executadas dentro da comunidade onde o indivíduo vive, apoiada e monitorada por representantes dos Comitês Locais de Recuperação de Situações de Riscos de cada RPA”, explica a chefe de divisão da Gerência de Prevenção da SECOD, Tatiana Maurano. “É quando a própria comunidade fala para a comunidade. Da maneira mais acessível. Imagina uma referência da comunidade tendo informações sobre o assunto e podendo multiplicar? Eles olham, identificam e propõem atividades de melhorias para o atendimento da população usuária de substâncias psicoativas”, afirmou Maurano.

O ViraVida do Sesi é instituição parceira da SECOD e também faz parte do Construindo Caminhos, projeto do eixo de Inserção produtiva e Ressocialização, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social e estabelece parcerias com empresas para viabilizar ingresso no mercado de trabalho. Foi durante as aulas do Construindo Caminhos que técnicos da secretaria identificaram no Sesi a possibilidade de transformá-lo em espaço de prevenção às drogas. O ViraVida é o programa do Sesi que promove curso profissionalizante na área tecnológica, para jovens de 16 a 21 anos, que estejam em situação de violação de direitos.

Ainda este mês, vão concluir a Formação Comunitária: educadores sociais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da RPA 1; equipe da Dioganal da RPA 2; associação dos moradores da Vila do Buriti RPA 3; usuários do Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da RPA 4; da RPA 6 profissionais da Unidade da Saúde da Família (USF) Vila Operária, Integrantes do Comitê Local, Agentes Ambientais e Gerentes.