Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 07.10.22 - 13h00

Secretaria Executiva de Juventude do Recife participa de Encontro Brasileiro de Administração Pública promovido pela Fundação Getúlio Vargas

Gestores da Prefeitura do Recife apresentaram relato técnico sobre a parceria com a Fundação Oswaldo Cruz na criação de uma política pública de saúde voltada para a população jovem
 
A política pública de juventude executada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), foi tema de um relato técnico apresentado no IX Encontro Brasileiro de Administração Pública, promovido na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Varga (FGV), em formato híbrido, entre os dias 5 e 7 de outubro. O encontro tem como tema principal "Agenda Governamental de Estado: refletindo proposições para o Brasil", no qual a Sejuv apresentou, nesta quarta-feira (5) o trabalho "Parcerias Intersetoriais para Construção da Linha de Cuidado e Atenção Primária à Saúde da Juventude do Recife", realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No encontro, o relato foi apresentado pelo secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, e pela gerente de Políticas Públicas de Juventude, Mariana Lyra. Elaborado também pelo coordenador geral da Fiocruz, André Sobrinho, pela secretária-executiva de Atenção Básica, Juliana Martins, e pela gerente das Políticas de Ciclos de Vida e Populações Prioritárias, Márcia Ribeiro, o trabalho abordou discussões iniciais sobre a construção de uma linha de cuidados de saúde para a juventude na atenção básica da saúde no âmbito municipal. Diante de um estudo bibliográfico e documental, da elaboração de uma amostra representativa e de instrumentais e da produção de uma pesquisa junto às equipe da Saúde da Família, identificou-se a ausência de uma política pública sobre saúde integral voltada para a população jovem no Brasil. Com isso, os gestores buscaram apresentar que os serviços de políticas públicas para essa população estão fragmentados e podem receber mais atenção para fortalecer as concepções e práticas na atenção à saúde da juventude.  

Para o secretário executivo de Juventude, Marcone Ribeiro, a participação no IX Encontro Brasileiro da Administração Pública reforça o trabalho que a Prefeitura do Recife vem desenvolvendo para promover as políticas públicas de juventude. "Somos a primeira a capital do Brasil a firmar um termo de cooperação técnica com a Fiocruz com o objetivo de criar uma linha de cuidado na atenção de saúde básica para os jovens, pois entendemos que, além do recorte etário a juventude traz consigo também várias outras especificidades que precisa ser compreendida no fazer da atenção básica", disse o secretário.

O Encontro Brasileiro de Administração Pública promove o livre debate entre acadêmicos e profissionais em um evento com o intuito de reforçar o comprometimento com o aprendizado fundado na troca de experiências, a divulgação científica de qualidade e a coordenação das ações estratégicas para a consolidação do campo acadêmico da Administração Pública. Os Encontros Brasileiros de Administração Pública, promovidos pela Sociedade Brasileira de Administração Pública, são uma referência no recente processo de institucionalização do campo acadêmico da Administração Pública no Brasil.