NOTÍCIAS

Cultura | 07.11.11 - 19h05

Carlinhos de Jesus é destaque do Viva o Recife Antigo

Programação traz, ainda, Nós 4, Cascabulho, Maestro Spok e espetáculo Branca de Neve

A partir desta quinta (10) o ‘Viva o Recife Antigo’ movimenta a Praça do Arsenal. A programação começa com um show de dança com Carlinhos de Jesus e a Orquestra Gafieira de Bamba e Maestro Spok. Na sexta a atração principal é o grupo Nós 4. A noite terá ainda Má Companhia e Edilza. Já no sábado, o destaque é para Cascabulho. Encerrando a programação, no domingo, acontecerá a encenação do espetáculo infantil Branca de Neve, jogos e apresentações circenses.
A Orquestra Gafieira de Bamba, criada pelo maestro Spok, pretende reviver o repertório dos antigos clubes de dança, as gafieiras da década de 60, em uma época em que a dança de salão volta a ganhar destaque no Recife. Na mesma noite sobe ao tablado o ator, coreógrafo e diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, no Rio de Janeiro.

A Nós 4, composta por Juliana Fernandes (voz), Piero Bianchi (piano, violão), Ricardo Chacon (voz) e Breno Durães (guitarra), mantém a proposta de difundir grandes “hits” da música brasileira para as novas gerações. Dentre as interpretações destacadas, “Gita”, eternizada na voz de Raul Seixas, “Pelas ruas que andei”, do conterrâneo Alceu Valença, além de “Pecado Capital” do mestre Paulinho da Viola. Já a banda Má Companhia toca músicas dos Beatles, Bob Dylan, Rolling Stones, Eric Clapton, Dire Straits e de outros nomes significativos da música internacional, num repertório de rocks, baladas e MPB. Na mesma noite, a cantora Edilza, que empresta a voz para ritmos como soul, funk, blues, além de tentar uma aproximação com outros gêneros nordestinos como baião, coco e embolada.

Cascabulho promete um grande show no sábado do Viva o Recife Antigo. O grupo que tem a sua própria identidade, com uma música marcante e forte, surgiu em 1995 durante a consolidação da cena musical pernambucana. Traz a junção da cultura pop ao jazz e à regionalidade do som dos pífanos e tambores dos maracatus.

Já a Muzambo, outra atração do sábado, traz ritmos latinos, africanos e muito samba, afrobeat e ska. A banda Comunidade Azougue investe no som com influências do samba canção e do samba de gafieira a partir de uma sonoridade autêntica e dançante. No grupo, os músicos Fred Caiçara, Chico Tchê, Sanzyo Dub e Léo Oroska. Artistas que se destacam há mais de uma década em bandas como Caiçaras, Sheik Tosado e Bonsucesso Samba Clube.

PROJETO - O ‘Viva o Recife Antigo’ tem duração de dez meses, com programação até maio de 2012, à exceção do período natalino e do Carnaval. Tem o apoio de diversos órgãos ligados à Prefeitura do Recife como a CTTU no ordenamento do trânsito, Dircon no controle de ambulantes, Guarda Municipal, Secretaria e Fundação de Cultura e Polícia Militar. A iniciativa é da Secretaria de Turismo do Recife com o apoio do Governo do Estado por meio da Empetur e Secretaria de Turismo de Pernambuco.

Informações: www.acontecenorecife.com.br

DIA 10 (QUINTA-FEIRA)
20h – Carlinhos de Jesus
21h30 – Orquestra Gafieira de Bamba e Maestro Spok

DIA 11 (SEXTA-FEIRA)
20h - Má companhia
21h30 – Edilza
22h30 - Nós 4

DIA 12 (SÁBADO)
20h - Ciranda de Maluco
21h – Muzambo
22h - Comunidade Azougue
23h – Cascabulho

DIA 13 (DOMINGO)
16h – Recreação com jogos interativos, música ao vivo e apresentações circenses
17h – Encenação do espetáculo infantil “Branca de Neve”