NOTÍCIAS

Cultura | 07.11.11 - 09h30

Recife recebe 15º Congresso Brasileiro e 1º Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana

[caption id="attachment_8772" align="alignright" width="334" caption="Lú Streithorst"][/caption]

O encontro acontece até próximo dia 11 de novembro no Parque Dona Lindu

Por Pablo Ravel

Com objetivo de estimular, apoiar e divulgar a produção do conhecimento técnico-científico da arboricultura para o manejo na arborização nas cidades, teve início na noite deste domingo (06), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, o 15º Congresso Brasileiro e 1º Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana. Promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), em parceria com a Prefeitura do Recife e a International Society of Arboriculture (ISA), o evento acontece até próximo dia 11 de novembro, e terá em sua programação conferências, palestras, mesas redondas, paineis, apresentação de trabalhos científicos, cursos especiais, visitas técnicas e uma feira de exposições com produtos e serviços voltados ao setor.

O secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues, representou o prefeito João da Costa durante a abertura do encontro e falou sobre a importância da realização do evento. "É muito positivo para a Cidade que aconteça este momento de debate e conscientização. Quando se fala em urbanização, tem que se falar também em arborização. Temos que entender que o desenvolvimento deve vir atrelado à questão ambiental", disse o secretário.

Com o tema “Responsabilidade Pública e Qualidade Ambiental”, o encontro é direcionado a Engenheiros Agrônomos e Florestais, Arquitetos, Geógrafos, Biólogos, profissionais de áreas afins e gestores públicos, no intuito de promover o desenvolvimento sustentável com a possibilidade de conservar e preservar ecossistemas naturais e urbanos.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, também participou da atividade e falou sobre o tema. "A arborização urbana é uma dimensão fundamental nas cidades e algo muito complexo de se fazer, pois exige uma integração dos governos e uma manutenção permanente. Sei que este é um grande desafio que o secretário municipal de Meio Ambiente, junto com toda equipe da Prefeitura, tem como meta. O Recife está de parabéns por sediar um evento como este, que coloca em evidência o tema e aprimora toda essa discussão".