NOTÍCIAS

Cultura | 07.11.13 - 15h12

190 alunos de escola na Soledade recebem seus Tablets PCs

[caption id="attachment_40384" align="aligncenter" width="680"] Durante entrega realizada nesta quinta (7), o prefeito Geraldo Julio anunciou a reforma da unidade de ensino Pedro Augusto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Os alunos da Escola Municipal Pedro Augusto, na Soledade, tiveram dois motivos para comemorar na manhã desta quinta-feira (7). Após entregar Tablets PCs aos estudantes do 6° ao 9° ano, o prefeito Geraldo Julio anunciou o início da reforma na unidade de ensino para a próxima segunda-feira (11), intervenção que vai garantir a ampliação do quadro de vagas no ano letivo de 2014.

Por fazerem parte de turmas do ensino fundamental II, os 190 alunos da instituição tiveram direito aos tablets. As entregas continuam também na próxima segunda (11), na Escola Poeta Joaquim Cardozo, na Macaxeira. Até 18 de novembro, os 14 mil equipamentos do tipo terão chegado às 34 escolas municipais com estudantes nessa faixa de ensino.

O prefeito do Recife classificou o ato de hoje como a porta de entrada dos jovens no mundo da inclusão digital. “Nós não estamos aqui entregando simplesmente um equipamento; estamos entregando um veículo que representa a grande transformação que faremos na educação do Recife. O tablet é um salto construído dentro do processo educacional, uma janela de oportunidades que precisa ser bem aproveitada por todos. É o símbolo do novo padrão de ensino", argumentou Geraldo Julio.

O equipamento entregue aos alunos pela Prefeitura tem 10,1 polegadas, 320 GB de disco rígido, câmera de 0,3 megapixels e sistema operacional Linux Educacional 5.0. O Tablet PC é um netbook com tela sensível ao toque que pode ser convertido em tablet. No total, são 100 GB só de conteúdo pedagógico, que inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia e simulador físico.

Emocionada, a aposentada Judite Rocha, 68 anos, foi escolhida para falar representando os pais de todos os estudantes da escola. Judite tem um filho com Transtorno do Déficit de Atenção e conseguiu encontrar na Pedro Augusto uma "âncora transformadora”. “Antes de matricular eu andei por três escolas particulares. Cheguei aqui com uma esperança e uma promessa que fiz para encontrar um bom lugar para ele. Quando ele chegou deu muito trabalho aos professores. Mas meu filho encontrou aqui uma equipe que, embora não tenha sido preparada para receber um aluno como ele, tinha bom coração. Pessoas que se interessam pelo ser humano. Eles não só têm um emprego, têm vocação”, relatou Judite.

José Yuri, 14 anos, foi o primeiro aluno a receber, das mãos do prefeito, o seu computador portátil. O estudante do sétimo ano disse que nunca pensou em receber um equipamento desses de uma escola pública. "Eu estudei muito tempo em colégio particular, chego aqui e já tenho essa oportunidade. Agora eu entendo que todo mundo pode ter a chance de ser alguém na vida. Tem muita oportunidade boa nas escolas municipais também", comemorou.

Secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa ressaltou o conteúdo pedagógico dos tablets ao tempo em que defendeu a inclusão de mais recurso do tipo para a toda a rede municipal de ensino. "O equipamento que vocês estão recebendo tem um diferencial muito grande porque foi embarcado pelo conhecimento e desenvolvido por técnicos municipais da educação. Esse é apenas o primeiro passo para que em 2014 nós possamos propor uma nova bagagem de recursos tecnológicos às escolas do município", enfatizou.

REFORMA – Estão previstos no orçamento da Prefeitura R$ 15 milhões para a reforma de toda a rede. Na Pedro Augusto, a PCR vai recuperar os telhados da unidade, o piso, biblioteca e laboratório, bem como garantir uma nova pintura. A intervenção prevê ainda a inclusão das normas de acessibilidade. Para isso, o auditório e a sala de informática, que hoje funcionam no primeiro andar do prédio, serão transferidos para o térreo. No início do ano letivo de 2014, a escola estará de "cara nova" para receber os estudantes.

Geraldo Julio conversou com alguns professores e alunos da unidade e pediu que todos fiscalizassem a obra. "A empresa que for reformar essa escola só sairá daqui depois que vocês autorizarem. Fiscalizem tudo para que as coisas saiam com a melhor qualidade possível. A intervenção será ampla, por isso tem que ser feita com zelo, carinho e cuidado; garantindo a ampliação das turmas a partir de fevereiro", pontuou.