NOTÍCIAS

Cultura | 07.11.13 - 15h25

1ª ExpoDornelas movimenta centro infantil da PCR

[caption id="attachment_40389" align="aligncenter" width="680"] Primeira feira de ciências do Cmei Doutor Albérico Dornelas Câmara mostrou trabalhos de 145 crianças de até 5 anos, que durante três meses pesquisaram a vida dos animais marinhos. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Com o tema “Mergulhando no fundo do mar”, 145 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Albérico Dornelas Câmara, localizado no edifício sede da Prefeitura do Recife, participaram na manhã desta quinta-feira (7) da 1º ExpoDornelas. A feira de ciências feita por estudantes de até 5 anos teve como objetivo despertar a curiosidade das crianças sobre animais marinhos.

Durante três meses, alunos e professores do Cmei Dr. Albérico Dornelas prepararam-se para o evento. Realizaram pesquisas, produziram maquetes e confeccionaram painéis, além de visitar o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

Peixe-boi, tartaruga marinha, polvo, baleia azul, tubarão tigre, cavalo-marinho e peixe palhaço foram os animais que estrelaram os trabalhos das crianças. Na fase inicial da pesquisa, os estudantes realizaram sondagens orais sobre os temas. Depois, houve exibição de filmes e a investigação de nomes científicos, tipos de alimentação, características físicas, reprodução, habitat e curiosidades sobre esses bichos.

“Começar esse tipo de atividade nessa faixa etária é fundamental, pois através dela estamos incentivando o estudo de ciências na educação dos futuros pesquisadores deste país”, comentou o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa.

Leia Santana dos Santos, mãe dos estudantes Heitor e Vinícius Santana de Sales, de 5 e 3 anos, respectivamente, fez questão de conferir o trabalho de todas as crianças do Cmei. Ela contou que os filhos se empenharam na pesquisa. “Eles estavam muito empolgados. Percebi que esse evento ajudou meus filhos a ter mais conhecimento sobre os animais marinhos e a trabalhar em conjunto.”