PCR participa da entrega de unidades móveis para enfrentamento da violência de gênero contra a mulher na área rural
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, esteve presente na entrega de duas unidades móveis para o enfrentamento da violência de gênero contra a mulher na área rural. Os ônibus são frutos de uma parceria entre a Secretaria da Mulher de Pernambuco e o governo federal. A cerimônia de assinatura do termo de compromisso e entrega dos ônibus adaptados, ocorreu na última quarta-feira (6), na sede provisória do Governo do Estado, com a presença da ministra Eleonora Menicucci, do governador em exercício, João Lyra, da secretária da mulher Cristina Buarque , das deputadas Tereza Leitão e Izabel Cristina, da secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, das representantes de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs), do movimento social de mulheres e conselheiras estaduais da mulher.
A cerimônia foi aberta com a fala de Elisa Urbano, representando a comissão permanente de mulheres rurais de Pernambuco, que ressaltou a luta das trabalhadoras rurais e suas reivindicações na Marcha das Margaridas. “A violência tem muitas faces e todas elas precisam ser combatidas. Para isso, as políticas devem se conjugadas e diversificadas. É preciso que elas estejam em cada espaço. Precisam acontecer no dia a dia, noite a noite”, disse.
Os dois ônibus servirão para ir até o local em que as mulheres rurais se encontram e identificar quais estão em situação de violência. Segundo a secretária da mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, a proximidade desse público resultará na criação de campanhas educativas a favor da igualdade de gênero e na busca da erradicação do feminicídio. Os veículos estarão em funcionamento a partir de dezembro e percorrerão oito municípios, da região metropolitana do Recife e zona da mata, escolhidos pela comissão.
“Recife não tem área rural, por isso não fará parte do programa. No entanto, é estratégico atender as populações rurais da região metropolitana. Apoiamos a luta contra a violência em todos os municípios e locais do Estado e estamos em consonância com as políticas públicas de gênero que estão sendo desenvolvidas por Cristina e pela ministra Eleonora, duas feministas que fazem história na promoção e defesa dos direitos das mulheres. Juntas, iremos diminuir mais ainda os índices de violência e fazer com que, cada vez mais, as mulheres afirmem os seus direitos”, disse a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro. A ministra da mulher, Eleonora Menicucci, agradeceu o empenho de Sílvia Cordeiro e Cristina Buarque na construção de políticas públicas para as mulheres e reafirmou seu compromisso com as pernambucanas nessa cruzada para erradicar a violência contra as mulheres.