NOTÍCIAS

Educação | 07.11.15 - 12h34

Empresário pernambucano lança livro infantil na Creche-escola Dr Albérico Dornelas

img_alt

As crianças passaram a semana trabalhando a história do livro em sala de aula e, nesta sexta, conheceram o autor, pediram autógrafo e assistiram a apresentações de música e teatro. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

As crianças da Creche-escola Dr Albérico Dornelas Câmara, localizada no edifício sede da Prefeitura do Recife, tiveram uma tarde repleta de música, teatro e autógrafos. Elas conheceram o empresário pernambucano Tedd Albuquerque, que lançou, nesta sexta-feira (6), seu livro infantil "A galinha da meia-noite". Os alunos de até 5 anos passaram a semana trabalhando o livro em sala de aula e ficaram eufóricos ao conhecerem o autor do texto. Fantasiados, os estudantes cantaram e dançaram marchinhas de carnaval ao som de uma banda de frevo. Depois, eles assistiram à apresentação teatral da história da Galinha da Meia Noite, encenada pelo Grupo Cultural Pernambucarte, de Barreiros, terra do escritor.

O livro conta a história do encontro, ocorrido no ano 2000, do Galo da Madrugada com a Galinha da Meia Noite - tradicional bloco carnavalesco de Barreiros. A agremiação, que desfilou por 15 anos, deixou de sair às ruas depois da cheia que atingiu a cidade em 2010. "Eu quis registrar a história do bloco porque vi que ela ia se perder. Tive a ideia de escrever o livro quando estava contando a história da Galinha da Meia Noite pra minha netinha. No texto, que é todo escrito em rimas, misturo ficção e realidade", conta o empresário de origem humilde que é natural de Barreiros, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, mas está há 30 anos em São Paulo. A obra infantil foi lançada na sua terra natal em no mês passado, no Dia das Crianças; no Recife nesta tarde e, no próximo dia 19, será lançada na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo.

No início do encontro, foram exibidos vídeos de reportagens sobre a trajetória de superação de Tedd Albuquerque, que chegou a morar na rua durante sua infância. Antes de se tornar um empresário bem sucedido, ele trabalhou como carregador, garçom e vendedor de cachorro quente. Atualmente, ele administra sua empresa e está construindo um shopping sustentável em Barreiros. Tedd também faz palestras em congressos e faculdades, além de ter escrito o livro Como assim?, sobre economia criativa e empreendedorismo.

O escritor ganhou de presente dos alunos uma galinha feita com missangas e materiais recicláveis, como papelão e jornal. "Lemos a história para os alunos mais velhos e adaptamos a história para as turminhas menores. Todos adoraram e estavam ansiosos para conhecer Tedd", contou a coordenadora pedagógica Kelma Mulatinho.

Assim que Tedd sentou na mesa de autógrafos, Gabriele Araújo de Santana, 5 anos, aluna do Grupo 5, perguntou a ele como se escreve um livro. "Ele disse que primeiro pensa na história e depois escreve. Também tenho vontade de escrever um livro sobre a história de uma bailarina", contou a menina, que gostou muito da história da galinha e disse que ia ler o livro todo dia. Segundo a mãe de Gabriele, Iraneide Araújo, a filha passou a semana falando do livro que foi trabalhado em sala de aula. "Achei ótimo as professoras escolherem um livro que fala da cultura pernambucana. E acho perfeita a didática que as professoras da creche-escola usam para fazer as crianças gostarem de ler. Elas fazem um trabalho melhor do que o de muitos colégios privados. Nem parece que minha filha está numa escola pública", elogiou a mãe.