Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 07.11.18 - 12h28

Desfiles de moda movimentam o Bairro do Recife durante o REC’n’Play

img_alt

Fuxiplay e Play Moda acontecem na quinta-feira (18); exposição fotográfica, workshops e palestras também estão na programação (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Dentro da programação da segunda edição do Festival REC'n'Play, que acontece entre os dias 7 e 10 deste mês, a Prefeitura do Recife promove dois desfiles de moda no Bairro do Recife. O Fuxiplay está marcado para a tarde da quinta-feira (8), na Escola Profissionalizante Tecelões (rua do Bom Jesus, 147), reunindo peças produzidas pelos alunos do curso profissionalizante de Corte e Costura do programa Qualifica Recife. E o Play Moda, que será realizado às 18h do mesmo dia, na rua da Guia, 234,apresentará 12 “looks” confeccionados a partir de resíduos eletrônicos, associando moda, artesanato, sustentabilidade e diversidade.

Ambas as atividades são organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA). O Fuxiplay começa com workshop sobre a utilização de retalhos de tecido (fuxico buchudo) para confecção de 15 peças de vestuário, que serão apresentadas em desfile no final. O evento começa às 14h e deve durar até as 17h. Já o Play Moda será realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) e terá uma equipe de produção formada por designers de moda e estilistas ligadas à Secretaria de Cultura do Recife, Conselho Estadual de Cultura, Universidade de Pernambuco (UPE), por meio da Modateca, e Secretaria de Educação do Recife.

Logo após o Play Moda, acontece o lançamento do Portal do Prodarte, como parte das comemorações dos 23 anos da existência do programa, que fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A página www.prodarte.recife.gov.br trará informações sobre tudo o que acontece na área de artesanato promovido pela Prefeitura do Recife e seus parceiros. O Portal contará com uma plataforma virtual simples e de fácil acesso com informações relativas às feiras de artesanato, eventos municipais e fotos dos produtos. O usuário também saberá como se associar ao programa.

Exposições - O Prodarte realiza, também, a exposição “Identidade Feminina da Comunidade do Pilar” da fotógrafa Thamires Lima, que retrata as mulheres moradoras do Bairro do Recife. A maioria são mães, muitas vezes solteiras, e precisam se desdobrar para conseguir o sustento da família. É possível perceber os fortes laços afetivos com a família ou até mesmo com os animais de estimação. Fátima, Lurdes, Maria, Vilma, Priscila e Vera representam muitas mulheres da Comunidade do Pilar. A exposição acontece na SinsPire, situada na rua da Guia, entre os dias 7 e 10 de novembro, das 8h às 19h.

Na sexta (9), a partir das 16h20, o auditório do Centro Cultural Correios recebe a exposição “Mini My Carroça”, com seis obras de arte doadas por artistas que ajudam a causa dos catadores. As peças são esculturas de carroças feitas com material reciclado e pintadas por artistas urbanos, fazendo referência ao principal instrumento de trabalho do catador.

A abertura terá um bate papo intitulado “Tecnologia de Impacto Social para Reciclagem e Problemas Ambientais” reunindo o catador Lúcio Silva Barbosa; a representante do movimento Pimp My Carroça e do aplicativo Cataki, Rebecca França; e a idealizadora do canal de Youtube Bate Papo Sustentável, Ellen Fernanda para debater educação ambiental e a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos.

Workshops e Palestras - A SDSMA promoverá, também, diversos workshops e palestras durante o REC’n’Play, envolvendo temas como inovação, design, questões de gênero no contexto da ciência e tecnologia, inclusão de pessoas com deficiência na música, reciclagem, marketing digital e formalização de microempreendedores individuais.

Evento - O festival REC´n´Play promove diversas atividades, entre workshops, palestras e oficinas, nas áreas de tecnologia, economia criativa e cidades inteligentes. A programação é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades. Nesta edição, o festival terá 354 atividades, realizadas em 20 diferentes pontos e articuladas por 245 convidados de renome nacional e internacional. O Festival e realizado pelo Porto Digital e tem parceria com a Prefeitura do Recife. A programação pode ser acessada no site recnplay.pe.