Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 07.11.18 - 17h02

Exposição estreia no Murillo La Greca, questionando consumismo da moda

Assinada pelo Coletivo Fios Híbridos, mostra estreia amanhã (8), expondo peças de roupas usadas como pano de fundo para intervenções artísticas. Sete artistas participam da exposição, que convida o público a vestir a camisa da arte e do consumo consciente

 

Roupas contam histórias. Apresentam e representam ideologias. Emolduram gente. Para provocar uma reflexão sobre a política que habita guarda-roupas, o Museu Murillo La Greca, administrado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, abre, amanhã (8), a exposição Filhos Fabulando, do Coletivo Fios Híbridos. A mostra é gratuita e aberta ao público. Segue em cartaz até o próximo dia 20 de novembro.

O Coletivo levará sete artistas para dentro do La Greca: Ally cZar, Angélica Costa, Augusto Almeida, Loraine Oliveira, Oluyiá França, Rúbia Rosa e Vitor Genuino. Para resignificar o conceito de moda a partir da sustentabilidade, desemparelhando a roupa do consumo, cada um deles usou peças de seu acervo pessoal, como camisas e vestidos que carregavam memórias significativas, como pano de fundo para intervenções artísticas.  “Nos propusemos a fazer parangolés, inspirados pelo trabalho de Hélio Oiticica. Por que parangolés? Queremos convidar o público a vestir o que produzimos. Com este gesto, as pessoas deixam de ser meras espectadoras. Elas compartilham a autoria, e esta ação também é política”, diz um texto assinado pelos artistas.

Além de vestir a carapaça e provar os “parangolés”, o público poderá ver os criadores vestidos com suas peças, num vídeo que será exibido em looping durante toda a mostra.

A produção da exposição e a expografia são do Museu Murillo La Greca e do Coletivo Fios Híbridos. O Coletivo assina também a curadoria da mostra, que é uma realização do La Greca.

Sobre o Coletivo - O Coletivo Fios Híbridos se formou a partir do mini-curso Fabulando Delicadezas, ministrado por Luana Geiss e Andreia Camilo, entre os dias 4 e 8 de junho, no Museu Murilo La Greca.

Oficina – Além de vestir a camisa da exposição, o público poderá participar de uma Oficina de Fotocolagem com Intervenções de Bordado, que será oferecida na próximo sábado (10), das 15h às 18h. A oficina é gratuita, oferece 16 vagas, e para participar é preciso dispor apenas de linha, tesoura, agulha, revistas e jornais. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para educativommlg@gmail.com, com o assunto "Inscrição para oficina de Fotocolagem”, informando o nome completo e o RG.

 

Serviço

Exposição Filhos Fabulando

Data: De 8 a 20 de novembro

Local: Museu Murillo La Greca, na rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim

Horário: Terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, das 15h às 18h

Entrada Franca

 

Contatos do Coletivo:

Vitor Genuino – 98341-2811

Loraine Oliveira – 99903-1218