Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 07.11.18 - 20h24

Música, informação e debates culturais no REC’n’Play

Extensa programação preparada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife para a festa da criatividade no Recife Antigo começou hoje e segue até o último dia de evento. Destaque fica por conta do Palco Frei Caneca, que funcionará na sexta (9) e no sábado (10).

Até o próximo dia 10 de novembro, o Recife Antigo está tomado pela criatividade e pela tecnologia. Entre workshops, palestras, painéis, apresentações culturais e rodadas de negócio espalhadas por diversos pontos do bairro, o REC’n’Play totalizará 354 atividades até lá. A Secretaria de Cultura do Recife e a Fundação de Cultura Cidade do Recife já fizeram seu check in na programação.

Na tarde de hoje, a Frei Caneca FM promoveu, no Paço do Frevo, o Seminário Fazendo Rádio - Panorama de Consumo de Rádio no Brasil, que discutiu estratégias e missões do rádio e, especialmente, da rádio pública no país. "A importância da rádio pública é fazer entender sobre possibilidades de conteúdos diferenciados, que vão muito além do comercial. Discutir essas questões num seminário como esse é fundamental", celebrou Jarmeson Lima, da Rádio Universitária.

Em seguida, também no Paço, foi promovida roda de diálogo com o tema: Protagonismo Social: Cultura, Tecnologia e Cidadania, sobre as raízes da cultura de matriz africana no mercado criativo. "Achei surpreendente. Não foram palestrantes acadêmicos, mas ensinaram muito pela experiência de vida”, disse Júlia Queigora, 22 anos, jornalista.

Teve programação promovida pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife também no Cais do Sertão: Roda de Conhecimento e Troca de Ideias 45 Anos de Cultura – Resistência e Empreendedorismo no Hip Hop, intervenção poética com Preta Nick e Adelaide e intervenção de dança com HulliPop, cypher de break, roda de rima com microfone aberto e jam session, comandadas pelo DJ Big.

Vem aí - Amanhã (8), a cultura acorda cedo para participar do REC’n’Play. Das 9h às 12h, tem oficina Montando Programação de Rádio, ministrada por Patrick Torquato, da Frei Caneca FM, no Sinspire. Das 15h às 17h, também no Sinspire, vai ter ainda oficina de Construção de Instrumentos Musicais Recicláveis e Alternativos. A oficina continua na sexta (9), no mesmo horário.

Das 16h às 18h, o Sinspire recebe uma discussão com o tema: Geração de Negócios e Visibilidade Política: A Participação das Mulheres no Avanço do Movimento Hip Hop, que contará com a participação de Femigang (Rap), Negrita (MC, Atriz e Poetisa), Rebecca França, Kalyne Lima e Manu Liera (DJ).

Na sexta (9), das 9h às 12h, a Frei Caneca, em parceria com a UNICAP, oferece oficina sobre Produção de podcast para principiantes, ministrada pela professora Andréa Trigueiro. No Paço do Frevo, Oráculo Estúdio, 1º andar. Das 16h às 20h, os DJs Manu Liera, Nixon e Big comandam batalhas de break e de allstyle, no palco do REC’n’Play. 

Palco Frei Caneca - A partir das 20h da sexta, estreia o primeiro evento cultural com curadoria e chancela da Frei Caneca FM. O Palco Frei Caneca, montado na Rua do Observatório, receberá os shows gratuitos e abertos ao público de Virgulados, Guma, Madimboo, Romero Ferro, com participação especialíssima de Alice Caymmi, e Barro, com Mariana Aydar.

No sábado, (10), o último dia de atividades do REC’n’Play começa, de novo, embalado pela Frei Caneca, que promoverá a derradeira oficina que montou para o evento, sobre o Edital Complementar da Frei Caneca FM, para prestar esclarecimentos aos interessados. Será das 9h às 12h, no Sinspire.  Nice Lima, da equipe da Frei Caneca FM, será a facilitadora.

Das 10h às 12h, o Graffiti será tema de mesa no auditório do Centro Cultural Correios, com o enfoque: De onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir e a participação de Mário Miranda e Nathália Ferreira. No auditório do Cais do Sertão, a partir das 14h, a discussão será sobre A Importância das Batalhas de MCs nos Processos de Transformação Social na Periferia e terá a participação de Dom Negrone, Negrita, Junior Baladeira, Maggo MC, Maria Helena e DJ BIG, que, das 16h às 19h40, comanda uma sessão de live paint (grafitagem ao vivo) e demonstrações de BeatBox, além de batalha de MCs.

Com festa e boa música, a programação preparada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura para o REC'n'Play acaba no Palco Frei Caneca FM, com 1000KLPrap, Jornada de MCs, Auss & Auss, a poesia certeira e feminina do Slam das Minas e a ancestralidade do Bongar.

Durante todos os dias de evento, estará disponível também a Feira de Empreendedorismo e Cultura Afro, que reunirá expositores da Feira Quilombar de Arte Negra, do Coletivo Quilombar, e da Feira Cultural Jeito Xambá de Ser, da Comunidade Xambá, oferecendo itens de gastronomia, artesanato, moda e entretenimento. Das 14h às 21h, na área externa do Cais do Sertão.

Confira a programação do Palco Frei Caneca:

 

Dia 9/11

20h – Virgulados
21h - Guma
22h - Madimboo
23h – Romero Ferro com Alice Caymmi
0h – Barro com Mariana Aydar

Dia 10/11

20h - 100KLPrap
21h - Jornada de MCs
22h - Auss & Auss
23h – Slam das Minas
0h – Bongar