Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 07.11.18 - 19h21

Mutirões de mediação de conflitos continuam nesta quinta, no Alto Santa Terezinha

img_alt

Atendimentos ocorrem no Compaz Eduardo Campos, nesta quinta, e no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, no Bongi, na sexta. (Foto: Cortesia)

 

Começaram nesta quarta-feira (7) e seguem até sexta-feira (9) os mutirões de mediação de conflitos promovidos pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de solucionar conflitos sociais entre familiares e vizinhos, por exemplo, de forma consensual e pacífica. Os atendimentos acontecem no Compaz Eduardo Campos, no bairro do Alto Santa Terezinha, até esta quinta (8), e no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro do Bongi, na sexta-feira (9). Ao todo, trinta mediações foram realizadas no primeiro dia do mutirão no Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos do Compaz Eduardo Campos. 
 
A ação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife e integra a programação da Semana Nacional da Conciliação, promovida, no Estado, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). As atividades extrajudiciais são conduzidas pelas equipes dos dois Núcleos de Mediação de Conflitos da PCR: o do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e o do Compaz Governador Eduardo Campos.
 
Alessandra dos Santos veio nesta quarta (7) ao Compaz do Alto Santa Terezinha para resolver o atraso na pensão alimentícia do seu filho de 7 anos. "Tudo foi resolvido com bastante tranquilidade. As pessoas foram atenciosas e explicaram tudo direitinho, para ficar claro pra todo mundo. Espero agora que o pai cumpra com o que prometeu", disse Alessandra.
 
Segundo Manoel Neto, chefe de setor da Mediação de Conflitos do Compaz Eduardo Campos, a ideia é ajudar a definir uma solução dentro da lei e  viável para as duas partes, com resoluções propostas pelos próprios envolvidos. "Não cumprido o que foi proposto na mediação, as partes podem recorrer novamente à arbitragem com fins de justiça", explicou. 
 
Os atendimentos continuam nesta quinta (8), no Compaz Eduardo Campos, das 8h às 17h. Já na manhã da sexta (9), das 9h às 11h, as conciliações são conduzidas pela equipe do Compaz Ariano Suassuna no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, na Rua Catumé, nº 108, no bairro do Bongi, onde o atendimento será feito em parceria com o Procon.
 
Entre os serviços oferecidos estão mediação de conflitos em casos de divórcio, pensão alimentícia, dificuldades com parentes e vizinhos, cobrança de dívidas, som alto, cuidado com idoso, entre outros. Desde o início desta semana, as equipes dos dois núcleos divulgam a mediação de conflitos nas comunidades que ficam no entorno dos dois Compaz. Juntos, os dois equipamentos já somam aproximadamente 1.800 atendimentos, entre mediações e orientações ou encaminhamentos para outros órgãos.