Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 07.11.22 - 19h30

Inscrições para integrantes do Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial podem ser realizadas até o dia 11 de novembro

 

O mandato dos conselheiros eleitos tem duração de dois anos, válido para o biênio de 2023 - 2025. As inscrições podem ser realizadas, das 9h às 17h, no Núcleo da Cultura Afro-brasileira, da Secretaria de Cultura do Recife, localizado no Pátio de São Pedro

 

Estão abertas as inscrições para integrar o Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial do Recife (CMPPIR), que seguem até o próximo dia 11 de novembro. O mandato corresponde ao biênio 2023-2025 e as vagas são para oito representações do movimento negro ou entidades comprometidas com a luta contra o racismo, seis representantes das Regiões Político-Administrativas (RPA’s) e duas representações de minorias étnicas existentes no Recife (indígenas, judeus, árabes, palestinos e ciganos, entre outras). As inscrições podem ser realizadas, das 9h às 17h, no Núcleo de Cultura Afro-brasileira, da Secretaria de Cultura do Recife, localizado no Pátio de São Pedro.

O CMPPIR é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) e seu papel é fortalecer a luta contra o racismo através do monitoramento e da proposição de políticas afirmativas de promoção da igualdade racial, com foco em segmentos étnicos como a população negra, cigana e indígena em contexto urbano.

"Essa eleição, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo renovar a participação democrática da sociedade na atividade de monitoramento da política pública, elegendo membros representantes de todas as RPAs, de segmentos étnicos discriminados e também de entidades e organizações da sociedade civil que debatem e atuam no combate ao racismo em nossa cidade", explica Marcelo Diniz, gerente de Igualdade Racial, da Prefeitura do Recife.

A eleição de membros representantes do CMPPIR será no dia 27 de novembro, dentro da programação da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que vai acontecer de 25 a 27 de novembro no Museu da Abolição, no bairro da Madalena. Já a posse está prevista para janeiro de 2023. As entidades votam nas entidades, as minorias étnicas votam nas minorias, assim como os cidadãos recifenses votam nos representantes das áreas em que moram.

O regimento eleitoral e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da PCR e no Núcleo da Cultura Afro-brasileira da Secretaria de Cultura do Recife, mesmo local onde a inscrição pode ser realizada.

Podem participar desse pleito as representações do movimento negro ou entidades comprometidas na luta contra o racismo, sem fins lucrativos que tenham sede e desenvolvam atividades no âmbito do município e constituídas há pelo menos 2 anos. A entrega da documentação exigida no regimento eleitoral deverá ser feita no Núcleo da Cultura Afro-brasileira.

Interessados com dúvidas podem entrar em contato com a Gerência de Igualdade Racial do Recife, pelo telefone 3355-8916 ou pelo e-mail igualdaderacial.recife@gmail.com.

O regimento eleitoral e a ficha de inscrição estão disponíveis neste link https://drive.google.com/drive/folders/1jcM2ejeUV2xrid2WNNtimpEGlgo1Lg0n  e  no Núcleo da Cultura Afro-brasileira da Secretaria de Cultura do Recife, mesmo local onde a inscrição pode ser realizada. 

 

SERVIÇO

Inscrição para membros representantes do CMPPIR

Data: 3 até 11 de novembro

Horário: 9h às 17h

Local: Núcleo de Cultura Afro-brasileira- Pátio de São Pedro, 34, bairro de São José.