Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 07.11.22 - 10h28

O Brega toma conta do centro do Recife na sétima edição do Viva Guararapes

img_alt

O domingo (6) foi marcado por homenagens ao patrimônio imaterial do Recife: O Brega. O evento gratuito contou com apresentação de representantes culturais como Michelle Melo e Nega do Babado, além de atividades de lazer e esportivas. (Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife)

 

O Brega é patrimônio imaterial do Recife. Como forma de homenagear a expressão cultural genuinamente da nossa terra, a sétima edição do Viva a Guararapes foi inteiramente dedicada a ele. Durante todo o domingo (6), fãs e recifenses ocuparam a Avenida Guararapes para conclamar do brega romântico ao brega funk e aproveitar, de forma gratuita, 14 polos temáticos com atrativos esportivos, gastronômicos, pet, de lazer e espaços de economia criativa. O auge do evento, que propõe estimular a vivência no centro da cidade, ficou por conta da apresentação da rainha do brega, a cantora Michelle Melo, além de outras atrações, como Nega do Babado e demais artistas do segmento.  

Com cores, sons e alegria, a Avenida Guararapes recepcionava e acolhia a população que chegava ao centro do Recife para participar de atividades lúdicas, expressões artísticas, lazer e exercícios físicos. A ação, coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer e pelo Gabinete do Centro do Recife, contou com apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife. “Hoje a sétima edição do Viva Guararapes é toda dedicada ao Brega, que é patrimônio imaterial do Recife desde o ano passado. Além de cantores consagrados, trouxemos uma vasta programação de lazer, cultura, esportes e feiras durante o dia inteiro para moradores, famílias, visitantes e turistas. A proposta do Viva a Guararapes é proporcionar aos recifenses a oportunidade de redescobrir todas as belezas e encantos do nosso centro histórico” declarou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

Com um Espaço Brega, com direito a palco dedicado à temática, quem chegava na Avenida Guararapes podia dançar e cantar com uma radiola de ficha e ainda conferir show de calouros, loja de camisetas com frases genuinamente brega e apresentações do dançarino Merson e de Joelminha, cover da cantora Joelma, ex-integrante da conhecida nacionalmente Banda Calypso. Mas a vivência do patrimônio imaterial do Recife não ficou só por aí. De forma gratuita, se apresentaram no Palco Principal Jader, Nega do Babado, Dry Indomável. “Ter um Viva Guararapes dedicado ao Brega é uma luta mais que vencida. A festa de hoje foi maravilhosa, um Bregão. Todo mundo feliz”, agradeceu a cantora Nega do Babado.  Ainda neste domingo, se apresentarão Karla Karolla às 14h30 e Michelle Melo às 16h. 

Como forma de incentivar o empreendedorismo e oportunizar acesso ao público, o Polo de Economia Criativa tem cada vez mais atraído empreendedores. Há um ano produzindo geladinho gourmet, Luciana Ramires, 48 anos, fez questão de vir pela segunda vez para vender os produtos. “Aqui é muito bom! Na primeira vez que vim, ao meio dia, eu já tinha vendido tudo”, contou a empreendedora que ainda destacou que no Viva Guararapes ela pode fazer amizade com outros empreendedores e chegar mais perto do público. Outro que já veio a seis edições é Felipe da Silva, 36 anos. Ele cuida de empreendimento gastronômico presente na família há mais de 25 anos. “Além de ser uma oportunidade de ser visto e divulgar ainda mais o nome do nosso negócio, a gente tem boas vendas”, disse.  

Para as crianças, o Viva a Guararapes ofertou programação no Polo Kids com brinquedos como pula-pula, cama elástica, infláveis, arena baby kids, recreação, oficinas de pintura e balão, bem como a Liga da CTTU. Vindo pela terceira vez, a dona de casa Dalila Gomes, 23 anos, trouxe os dois filhos, Davi, de 4 anos, e Sofia, 7 anos, e ainda a filha da vizinha, Sofia, 9 anos. “Nas outras vezes eu cheguei de 13h, mas hoje chegamos de 9h30 para aproveitar ainda mais. A ideia é vir todo mês, porque é um dia de diversão de graça e com segurança”, pontuou.

No polo Geek, houve feira geek, Just Dance e Nerd Café. Enquanto o Polo Sesc contou com BiblioSesc, vivências circenses, oficina de fantoche de papel, contação de estórias e aulão de dança. Já no Polo Esportivo, teve quadra de basquete e vôlei de rua, futsal, jogos populares, recreação e patinação. No Palco esportivo haverá aulão de Zumba com Surama Nascimento, Zumba Bomba Cultura, Unibradance, Cia Style e Batalha de Passinho (Red Bull). As feiras agroecológica, Mercado do Bem, Vai Jovem, do programa CredPop Recife, do Vinil já garantiram presença. Os participantes também puderam levar plástico reciclável (PP2) para trocar por mudas de plantas. No Polo PET, teve espaço reservado para a adoção de animais da ONG Prefiro Bicho.