Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.11.22 - 10h20

Quinta edição do Recife Cuida nos Bairros realizou mais de 6 mil procedimentos neste fim de semana

img_alt

Ao longo do sábado (5) e domingo (6), os moradores das comunidades da Linha Férrea, Vila Imperial, e Travessa do Gusmão, no bairro de São José, e do Conjunto Habitacional do Pilar, no Bairro do Recife, foram beneficiados com serviços de saúde sem agendamento. (Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife)


Nestes sábado (5) e domingo (6), a quinta edição do Recife Cuida nos Bairros, projeto da Prefeitura da capital que tem por objetivo ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, realizou 6.123 procedimentos na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, área central da cidade. A iniciativa leva, a cada fim de semana, consultas, exames, avaliação física, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços, sem necessidade de agendamento, para uma comunidade diferente da capital pernambucana.

A iniciativa faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que, com  um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, está promovendo a maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Nas quatro edições anteriores, foram realizados mais de 27 mil procedimentos para os recifenses. 

Ao longo dos dois dias de ação neste fim de semana, foram ofertadas, sem necessidade de agendamento, 1.269 consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista e dentista para os moradores das comunidades da Linha Férrea, Vila Imperial, e Travessa do Gusmão, no bairro de São José, e do Conjunto Habitacional do Pilar, no Bairro do Recife.

Além disso, foram realizados 990 acolhimentos em enfermagem e saúde bucal; quase mil testes de HIV, sífilis, hepatites virais e covid-19; 861 aferições de sinais vitais; mais de 560 encaminhamentos para consultas e exames; 203 doses de vacinas aplicadas; 129 exames de mamografia e preventivo ginecológico. 

Os profissionais da Secretaria da Mulher ofereceram, nos dois dias, orientação sobre violência doméstica para mais de 250 mulheres. Outras 33 pessoas receberam acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental. Quem foi ao mutirão também pode fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.

Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) realizaram auriculoterapia. No local, também foi possível participar de palestras, aulas de dança, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias houve uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores. Tanto no sábado quanto no domingo, os profissionais da Vigilância Ambiental do município também aplicaram vacina antirrábica animal em gatos e cachorros na área externa da Escola.

ASSUNTOS: