Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.11.22 - 19h28

Recife cobra o envio de novas doses de Coronavac por parte do Ministério da Saúde

img_alt

Por falta de envio de imunizante por parte do Governo Federal, Recife suspende vacinação contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

 

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura do Recife enviou um ofício para o Ministério da Saúde (MS) cobrando o envio de novas doses de Coronavac para a capital pernambucana. Após o MS não enviar novas remessas do imunizante que protege contra a covid-19, a cidade precisou suspender, a partir de hoje, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 3 e 4 anos, visto que essa é a única vacina permitida para essas faixas etárias. 

 

Com a falta de perspectiva por parte do Ministério da Saúde em enviar novas remessas da vacina, outros municípios do país, a exemplo do Rio de Janeiro, também precisaram suspender a vacinação de crianças nos últimos dias. As últimas doses de Coronavac que constavam no estoque da Secretaria de Saúde (Sesau) municipal foram utilizadas no domingo (6). 

 

Em setembro, com o estoque da vacina baixo e sem previsão para normalização da distribuição para os estados e municípios, a Sesau restringiu os locais de vacinação deste público para locais específicos, para evitar perdas das vacinas que estavam em estoque. 

 

Até o momento, 10.752 crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas na capital pernambucana com a primeira dose contra a covid-19 - o que representa 24,91% de cobertura vacinal. Desse total, 3.425 (7,94%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.

 

QUARTA DOSE - No ofício enviado ao Ministério da Saúde, a Prefeitura do Recife também cobrou o envio de novas doses dos imunizantes para serem usadas na aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) nas pessoas abaixo de 40 anos que já receberam a primeira dose adicional (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses.