NOTÍCIAS

Cultura | 07.12.11 - 11h17

Prefeitura leva mães, pais, alunos e professores para ouvir a Cantata Natalina

Apresentação lotou com 700 pessoas, a plateia e as frisas do Teatro de Santa Isabel

Por Marcos da Silva

[caption id="attachment_11463" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Augusto"][/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Gerência de Animação Cultural (GAC), encerraram na tarde desta terça-feira (06), no Teatro de Santa Isabel, as atividades culturais dos programas Bolsa Escola e Bairro Escola em 2011. Para fechar com chave de ouro, a GAC levou para a plateia e as frisas da secular casa de espetáculos, cerca de 700 mães, pais, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, que foram assistir a uma Cantata de Natal.

Estamos desenvolvendo ações que favoreçam a parte lúdica, o lazer e o entretenimento na formação dos pais através do conselho escolar. Estas atividades aproximam a Secretaria da comunidade escolar, possibilitando espaços de diálogo e ideias, ampliando a qualidade do ensino”, destaca a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.

Durante nove meses, o programa Bolsa Escola levou mensalmente crianças e pais de todas as Regiões Político-Adminstrativas da Cidade para acompanhar no Santa Isabel apresentações de dança e artes cênicas de qualidade. “É mais uma das atividades socioeducativas que o programa Bolsa Escola oferece. Tão importante quanto o pagamento do benefício de um ou meio salário mínimo é o compromisso da gestão de levar a comunidade aos espaços públicos. Estas atividades colaboram para a formação cidadã destas famílias”, ressalta a diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato.

Mãe de Breno, de 10 anos e Bruno, de sete, alunos da Escola Diná de Oliveira, da Iputinga, a auxiliar de serviços gerais, Walquíria Alexandrino, 32, entrou pela primeira vez no Teatro de Santa Isabel e ficou deslumbrada com a beleza do local. “Vim dar uma olhada na apresentação das crianças. Que lugar incrível”.

A programação - Com o teatro lotado, a apresentação começou com o coral Vozes da Esperança, da Escola Municipal Josefina Marinho, de Casa Amarela, que interpretou conhecidas canções do ciclo natalino como “Noite Feliz”, “Doze Anjinhos” e “Aniversário de Jesus”, de domínio público; a gestora da Diretoria Geral de Tecnologia em Educação e Cidadã, Telma Lucena, recitou os poemas “Canção da aia para o filho do rei”, de Mário Quintana, e “Canto de Natal”, de Manuel Bandeira; seguida do grupo de percussão da Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama, que destacou em novas versões, “Greensleeves” e “Feliz Natal”, de domínio público; finalizando, uma grande Cantata Natalina, com a banda da GAC e a participação de 140 alunos das escolas Carlúcio Castanha, do Ibura; Engenheiro Henoch Coutinho de Melo e Engenheiro Umberto Gondim, do Pina; Dom Hélder Câmara, do Espinheiro; Padre Antônio Henrique, do Derby; Jardim Monte Verde e Margarida Serpa Cossart, do Ibura. Sob a coordenação de Flávio Andrade, eles interpretaram “Uma estrela renasce no céu”, de domínio público; “Cantiga para acalentar o menino”, de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Zoca Madureira; “Cálix Bento”, de Tavinho Moura; “Papai Noel Brasileiro”, de João Bá e Vidal França; “Cartão de Natal”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas; “Todos estão surdos”, de Roberto e Erasmo Carlos.