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Cultura | 07.12.11 - 09h13

Procon-Recife recomenda precaução em compras pela internet

Uma das dicas para uma boa compra é não adquirir o produto só porque está barato, mas se realmente precisa

Final de ano, dinheiro extra, sonhos de consumo podem gerar transtornos aos consumidores. O alerta para uma boa compra é dado pela equipe do Procon-Recife. A diretora do órgão, Cleide Torres, explica que as compras por impulso, realizadas pelos sites de compras coletivas, representam um novo atrativo no mercado, mas já estão causando problemas e insatisfação aos consumidores de todo o País. As queixas nos Procons e ações judiciais significam um sinal de alerta para se evitar prejuízo e aborrecimentos futuros.

Planejar uma viagem com a família, comprar um pacote e no final ser lesado, ou ainda, adquirir o cupom e esquecer de utilizar no prazo de validade da promoção, são alguns dos riscos que o consumidor pode estar sujeito. Segundo a diretora, o consumidor não deve comprar só porque está barato, mas se realmente é necessário. Antes de efetuar a compra o cliente deve observar o prazo de validade e de entrega das ofertas dos produtos, serviços ou pacotes. Também deve verificar se o fornecedor encontra-se devidamente estabelecido e em situação regular de funcionamento.

As compras coletivas pela internet, com grandes descontos, muitas vezes representa uma armadilha. O cliente adquire o cupom, mas sem o cuidado de verificar se o fornecedor de produtos ou serviços é de confiança. A dica é procurar saber de amigos, parentes ou outros clientes, o grau de satisfação. Se já existem reclamações registradas nos órgãos de proteção ao consumidor ou em ações nos juizados especiais. “Em nosso serviço, já registramos várias reclamações de clientes insatisfeitos com a modalidade sedutora de consumo coletivo”, revela Cleide Torres. “A ideia é boa, mas as empresas ainda não estão prestando um serviço com segurança e eficiência”, avalia.

As principais recomendações do Procon-Recife para evitar transtornos são, principalmente, ficar atento ao planejamento e orçamento familiar. Também vale a pena pesquisar preços, buscar descontos e sempre que possível comprar à vista. Além disso, testar os produtos, exigir nota fiscal e saber se a loja dá direito à troca. “Normalmente a troca só é feita, em caso de defeito de fabricação, mas para garantir a satisfação do cliente, a troca é feita pelos lojistas”, explica a diretora do Procon.

Em caso de dúvida, ligar para o Procon-Recife pelos telefones 0800.281.1311 ou 3355.3282, ou ainda pessoalmente na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

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