NOTÍCIAS

Cultura | 07.12.12 - 09h55

João da Costa participa de sorteio de apartamentos dos habitacionais do PAC Beberibe

[caption id="attachment_29287" align="alignleft" width="334"] João da Costa lembrou que na sua gestão foram entregues mais de 3 mil moradias. Foto: Fernando Silva[/caption]

A Prefeitura do Recife definiu, na noite desta quinta-feira (06), quais os apartamentos que 488 famílias retiradas de áreas insalubres irão ocupar em três conjuntos habitacionais que estão sendo erguidos na Zona Norte da cidade pelo projeto de saneamento integrado PAC Beberibe. O sorteio, que priorizou as unidades térreas para os deficientes e os idosos, aconteceu na quadra da Escola Municipal Antônio Heráclito, no Fundão, e foi presidido pelo prefeito João da Costa. Em fase final de construção e com entrega prevista entre os meses de abril e maio de 2013, os três conjuntos estão localizados nos bairros do Arruda (H03 - 320 unidades), Água Fria (H19 - 128 unidades) e Fundão (H05 - 40 unidades) e representam um investimento total de R$ 23,2 milhões.

Feliz em dar mais um passo para a conquista da cidadania do povo recifense, João da Costa lembrou que na sua gestão foram inauguradas mais de 3 mil novas moradias. "Nenhum prefeito do Recife atingiu esses números em apenas um mandato", ressaltou. De acordo com o prefeito recifense, aquele sorteio é a confirmação de que em poucos meses todas as 488 famílias ali presentes vão morar em uma casa digna. "Lembro que uma senhora da comunidade da Xuxa, em Boa Viagem, que já recebeu seu apartamento, nos contava que à noite tinha que levar os filhos pequenos para a casa da irmã, no Pina, pois tinha medo que os ratos roessem seus pés. Uma outra senhora em Nova Descoberta, assim que entrou em seu novo apartamento ficou olhando para a pia e perguntou se saia água. Eu disse, que sim, e ela caiu no choro, pois tinha passado a vida toda sem água encanada, na rotina de encher baldes e andar na lama", contou o gestor.

Durante o sorteio, uma das agraciadas pelo prefeito foi dona Lindalva Maria da Conceição, de 62 anos, que vai ocupar um apartamento térreo, do bloco A, no Residencial H03, no bairro do Arruda. Ela não conteve a emoção e chorou nos braços do prefeito. "Dona Lindalva a gente vê com alegria essa sua reação, pois é um choro de felicidade de quem, com certeza, já amargou muitas tristezas. Desejo a senhora e a todos aqui presentes muitas felicidades e um ótimo Natal e Ano Novo", finalizou João da Costa.

Além do prefeito, o secretário de Saneamento do Recife, José Marcos de Lima também falou durante a solenidade. Ele agradeceu o apoio do prefeito a ele e a toda sua equipe. "Prefeito tenho certeza que um dos principais legados de sua gestão foi sua preocupação com os mais pobres e os investimentos nas áreas de saneamento e habitação. Tenho certeza que esse povo jamais vai esquecê-lo", argumentou. Após os sorteios dos três habitacionais, os futuros moradores e a comunidade presente acompanharam uma explanação técnica sobre os dois projetos em andamento na bacia do Rio Beberibe (PAC Beberibe e Prometrópole).