Muita alegria e gols na final da Copa dos Campões do Futebol Participativo
Campeonato recebeu mais 500 equipes e 13.000 atletas, em 34 campos de várzea
Depois do susto de uma manhã chuvosa nesta sexta-feira (07), a torcida e os participantes da Copa dos Campeões do Futebol Participativo, puderam respirar aliviados. O mal tempo passou e deu lugar a uma tarde ensolarada e cheia de energia. Cerca de 2 mil pessoas se dirigiram ao Clube Náutico Capibaribe, que mais uma vez, recebeu as finais de um dos maiores campeonatos de campo de várzea do mundo.
Dando início à sequencia de grandes jogos, a equipe Sub-15 do Internacional (Campina do Barreto), deu um show de bola e venceu o 10 de novembro (Totó) por 1x0. Em seguida, foi a vez dos times do Sub-17 disputarem mais uma partida. Numa disputa acirrada e cheia de altos e baixos, a equipe de Formoso (Macaxeira), levou vantagem em cima do Internacional (Campina do Barreto). O jogo permaneceu no 0x0, dando o título de campeão ao time da Macaxeira, que precisava apenas de um empate.
Para os times do Aberto Feminino, não foi diferente em matéria de energia. O Real (Torre) e o Revelação (Prazeres) protagonizaram a partida com mais número gols do dia. O Real levou a melhor, impondo uma goleada de 7 a 0 e o trofeu de campeão.
Mesmo depois de um dia inteiro de futebol, as arquibancadas pareciam ainda mais lotadas. As torcidas do Bahia (San Martin) e do Cobra Verde (Jordão), animavam o estádio com seus gritos de guerra. Com o pontapé inicial do secretário de Juventude, Eduardo Granja, se deu início a grande final do Aberto Masculino. Ao som dos instrumentos das torcidas, de gritos e muita alegria, o Bahia venceu o Cobra Verde por 2x0, finalizando o campeonato 2012.
A presidente do Geraldão, Renata Lucena, acompanhou tudo de perto e fez questão de falar com todos sobre a importância do Campeonato. “Quando falamos do Futebol Participativo, não falamos simplesmente de “futebol”. Falamos de 600 equipes, que se uniram, que formaram um coletivo. Falamos também das equipes femininas, que hoje conseguiram chegar aqui. Falamos da cidade, dos jovens, das famílias que acompanham as equipes. Então, falar do Futebol Participativo, é falar da gestão de Esporte e Lazer, que trata de forma profissional a nossa cidade, que dá a devida importância ao que hoje acontece aqui neste evento”, afirmou.
Copa dos Campeões do Futebol Participativo - Em 2012, o campeonato foi disputado em 34 campos de várzea, contou com a participação de 579 equipes, e cerca de 13.000 atletas. Hoje, a Copa dos Campeões do Futebol Participativo é vista como um dos maiores campeonatos de campo de várzea do mundo.