NOTÍCIAS

| 07.12.12 - 19h03

Programa Quero Fazer - ampliação do acesso ao teste da Aids - realiza ação nesta sexta

A Secretaria de Saúde do Recife através da Coordenação Municipal de DST e Aids iniciará nesta sexta(07), das 20h à meia-noite, testagem rápida para o HIV voltada para população homoafetiva, HSH (homens que fazem sexo com homens) e travestis. O local será a sede do Instituto Boa Vista, que fica na Rua das Ninfas, 84, Centro (ao lado da Boate Metrópole).

Essa ação é uma parceria com a ONG EPAH - Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada -, que desenvolve o Programa Quero Fazer. Esse programa é financiado pela –USAID (Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional) tendo como parceiros estratégicos o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Essa nova inciativa no Recife tem o apoio da Coordenação de Atenção às DSTs e Aids do Recife e da Boate Metróple.

O projeto visa facilitar o acesso da população homoafetiva, HSH (homes que fazem sexo com homens) e travestis aos testes de Aids. A escolha do local deve-se a grande circulação deste público nesta região. O Programa Quero Fazer iniciou suas atividades no ano de 2009 no Recife com a utilização de uma unidade móvel (trailer) para realização da testagem. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília também fazem parte do projeto. Essa é uma atividade pioneira, pois a testagem será realizada em local fixo vinculado a uma casa noturna gay (Boate Metrópole), que tem sido um espaço bastante importante para a comunidade LGBT do Recife, pois tem desenvolvido muitas atividades viabilizando acesso de direitos, em especial na área de saúde e direitos humanos para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais.

Segundo Acioli Neto, Coordenador de Atenção às DST/Aids do Recife “essa iniciativa faz parte da estratégia da Coordenação em possibilitar o diagnóstico precoce a um maior número de pessoas e assim fortalecer a divulgação das medidas de prevenção." Ele ainda lembra: “É importante saber a sorologia, pois nos casos reagentes a garantia de acesso ao tratamento antes do surgimento dos primeiros sintomas da doença é fundamental”.

Na ocasião também serão realizados testes de sífilis e fornecidos preservativos e gel lubrificante. Nos próximos meses, conforme a adesão do público à proposta, também serão oferecidos testes rápidos para detecção de hepatites B e C. As pessoas com resultado positivo ao HIV e Sífilis serão encaminhadas para tratamento nos SAE - Serviços de Atenção Especializada do Recife ou dos seus municípios de residência. A equipe de trabalho é composta de profissionais com larga experiência de testagem rápida em ocasiões como as campanhas de Carnaval e Festas Juninas.