Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 07.12.17 - 20h57

Moradores da UR-5 recebem Unidade de Saúde da Família totalmente requalificada

img_alt

Prefeito Geraldo Julio entregou nesta quinta (7) USF Vila das Aeromoças, que passou por ampla reforma e vai atender mais de 8 mil pessoas da comunidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais de 8 mil moradores da UR-5, no Ibura, terão mais qualidade no atendimento à saúde. O prefeito Geraldo Julio entregou, nesta quinta-feira (7), a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila das Aeromoças totalmente requalificada, com investimento de R$ 250 mil. Esta é a terceira USF entregue em menos de um mês. Em novembro, foram recuperadas e devolvidas à população as unidades Jiquiá e Chão de Estrelas. 
 
Para o prefeito Geraldo Julio, a recuperação das unidades tem papel relevante na cidade, porque aproxima o investimento feito pela prefeitura das comunidades. "São 8 mil pessoas que têm atendimento aqui na Comunidade da Vila das Aeromoças no Programa de Saúde da Família e no programa de Saúde Bucal. A gente chega agora a 169 reformas, quase R$ 40 milhões em investimentos, reformando e dando melhores condições de trabalho as nossas equipes da rede municipal de saúde", afirmou o prefeito.
 
A auxiliar de serviços gerais Benedita Herculano da Silva, 52 anos, comemorou a recuperação do local. Ela mora ao lado da unidade e é atendida tanto pela equipe de odontologia quanto pela médica. "Eu achei ótimo, porque hoje em dia está bem melhor. Tem ar-condicionado e funciona 100%. O dentista está funcionando, o médico é muito bom e as pessoas atendem bem. Gosto muito desse posto aqui. É um dos melhores do Ibura", contou a moradora.  
 
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou o novo padrão das edificações. "O trabalho inclui a revisão completa da coberta, da parte elétrica, hidráulica e adequação dos espaços internos para fazer distribuição de novas equipes. Aqui, por exemplo, já deixamos espaço pronto para receber uma segunda equipe de saúde bucal", explicou. 
 
A nova unidade contempla serviços como ambulatório clínico, acolhimento diário multiprofissional, atendimento odontológico, exames de citologia oncótica, realização de curativos, vacinação, distribuição de medicamentos da Atenção Básica, grupo de Hiperdia – Programa de atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Melitus, agendamento de especialidades e  exames complementares.
 
O equipamento de saúde abriga duas Equipes de Saúde da Família, cada uma composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, uma Equipe de Saúde Bucal - composta por odontólogo, auxiliar e técnico de saúde bucal-, além de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
 
O prédio tem 212m² e tem sala de espera, recepção, sala de vacina, de curativo, farmácia, cinco consultórios (sendo um odontológico), sala de reunião, copa, expurgo (abrigo de resíduos sólidos) e depósito de material de limpeza. Na entrada da unidade de saúde também foi construída uma rampa de acessibilidade, de acordo com as normas técnicas exigidas.