Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 07.12.18 - 20h07

Prefeitura do Recife inicia os festejos de fim de ano no próximo domingo (9)

Até o dia 6 de janeiro, tem programação gratuita todo fim de semana em várias partes da cidade. Além de celebrar as legítimas tradições culturais do Natal nordestino, atividades convidam a população ao encantamento, ao usufruto dos espaços públicos e à reflexão sobre questões urgentes, como a sustentabilidade.

Sempre sinônimo de festa gratuita e a céu aberto, o Ciclo Natalino da capital pernambucana já inicia suas atividades neste domingo (9), convidando os recifenses a se despedirem de 2018 reabastecidos de conteúdo, energia e esperança. Batizada de Recife Celebra, a extensa programação preparada pela Prefeitura do Recife conta com o envolvimento de várias secretarias e órgãos e se espalha por vários bairros da cidade.

Até o próximo dia 6 de janeiro, vai ter atividade todo fim de semana nos espaços públicos da cidade, para que a população possa usufruir das belezas, da história e das tradições culturais que só o Recife congrega.


NATAL 

Recife dos Presépios por mãos do futuro

A sustentabilidade e a inovação foram convidadas para a festa recifense. O projeto Recife dos Presépios por mãos do futuro, promovido pela Secretaria de Educação do Recife, convidou estudantes da rede municipal a arregaçar as mangas para fazer uma releitura do imaginário natalino, recriando a cena do nascimento de Jesus a partir de resíduos tecnológicos e materiais reciclados, tendo a cultura nordestina como referência e cenário. No total, 397 crianças e adultos e 63 professores de 14 escolas foram envolvidos na confecção de 14 presépios, que começaram a ser produzidos em outubro. As obras de arte - cujas dimensões variam 1m² e 3m³, com alturas que ficam entre 1m e 1,80m - ficarão em exposição, a partir do dia 9 de dezembro, na Avenida Rio Branco. Os presépios ficarão expostos até o dia 25 de dezembro, das 11h às 15h e 16h às 19h, de segunda a sábado, e das 9h às 11h e 15h às 19h, aos domingos.

A ação, de reinvenção das tradições e conscientização ambiental, envolveu desde crianças nas creches a jovens do ensino regular e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O desafio de todos eles era construir os presépios, utilizando pelo menos 50% dos materiais provenientes de resíduos tecnológicos como teclados, mouses, CPUs, telas, teclas, CDs e DVDs, entre outros. Ao todo, foi utilizada meia tonelada dos seguintes resíduos tecnológicos:

Teclados – 150
Mouses – 150
Monitores – 150
CPUs – 60
Cabos e fios – 1000 metros
Estabilizadores – 50
Geláguas – 10
Garrafões – 30
Cadeiras – 40

As escolas e creches escolas envolvidas na confecção dos presépios são: Escola Municipal Almerinda Umbelina (Vasco da Gama), André de Melo (Estância), Bola na Rede, CMEI Ana Rosa Falcão de Carvalho (Santo Amaro), CMEI São João (Macaxeira), Creche Albérico Dornelas (Brum), Divino Espírito Santo (Caxangá), Edinaldo Miranda (Encruzilhada), Engenho Do Meio (Engenho do Meio), Josefina Marinho (Casa Amarela), Karla Patrícia (Boa Viagem), Nossa Senhora da Penha (Boa Viagem), Padre Antônio Henrique (Derby), Pedro Augusto (Boa Vista).

Entre os 14 presépios, serão escolhidos, por voto popular, os três mais bonitos e representativos. O primeiro e o segundo lugares serão premiados, respectivamente, com duas apresentações e uma apresentação de atrações culturais infantis, na volta às aulas de 2019. Os alunos classificados em terceiro lugar receberão como prêmio um passeio de catamarã. O resultado será anunciado no dia 17 de dezembro.

Olha! Recife e Parque da Macaxeira

Não poderia faltar passeio na programação natalina do Recife. Nos próximos dias 9, 15, 16 e 19, o projeto Olha! Recife, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai oferecer uma série de roteiros turísticos iluminados pelo Recife, convidando os participantes a passear pelas cores e luzes do natal, percorrendo pontos tradicionais da cidade, como o Marco Zero, a Ponte Maurício de Nassau e o Parque Amorim dentro de um ônibus todo enfeitado.

No roteiro do dia 15, os participantes desembarcarão no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, onde a Prefeitura do Recife, atendendo a uma demanda apresentada pela comunidade daquele entorno, disponibilizará uma intensa programação natalina, promovida em parceira com a ONG ATOS, que contará com apresentações musicais e de dança, preparadas por grupos artísticos da própria comunidade. Os passeios do Olha! Recife são gratuitos e acontecem a partir das 18h, com saída do Cais da Alfândega. Para se inscrever, basta acessar o site www.olharecife.com.br.


Decoração e programação

A decoração natalina preparada pela Prefeitura do Recife este ano tomará conta do Cais da Alfândega e da Avenida Rio Branco. Nas duas vias, as árvores ganharão refletores, além de cordões de luz conhecidos como snow led, que penderão das copas, dando um efeito de neve caindo. Além disso, os postes receberão elementos decorativos que penderão em direção ao solo, criando um efeito de meio arco, para emoldurar os festejos natalinos no Recife Antigo.

A Rio Branco contará ainda com um palco, por onde passarão as mais tradicionais celebrações natalinas da cultura pernambucana, como reisados e pastoris. Também ficarão lá, já a partir do próximo dia 9, os 14 presépios reciclados, confeccionados pelos estudantes da rede municipal, trazendo a manjedoura de Cristo para o Nordeste.

No Cais da Alfândega, a grande atração será a árvore de natal com 14 metros de altura, base de madeira de reflorestamento e corpo de estruturas metálicas que formarão quatro faces triangulares, onde serão projetadas imagens que sintetizem e traduzam o espírito natalino, evocando alegria, solidariedade e beleza. A árvore ficará no final da via, perto da Ponte Giratória.

Na calçada que margeia o rio, uma das principais e mais belas paisagens da cidade, estruturas de ferro vazadas darão vida a um colorido e iluminado bosque de árvores de Natal, símbolo inequívoco do ciclo festivo que convida a renascer e florescer. Diante do Paço Alfândega, outro presépio, esculpido em barro, lembrará o nascimento de Cristo. Pelo quarto ano consecutivo, as arquitetas Fabiana Ramalho eCynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, assinam o projeto.

A decoração será inaugurada no dia 14 de dezembro, quando um palco será montado no Cais da Alfândega para receber a programação cultural da noite de estreia. As atrações confirmadas são o espetáculo Louvores in Concert, especial de fim de ano criado por Almir Rouche com as crianças da Orquestra do Movimento Pró-Criança, sob a regência do maestro Crisóstomo Santos, e participação especial do Instituto Passo de Anjo. A noite encerra com a apresentação do Pastoril Giselly Andrade e do Balé Deveras.

Antes, um colorido cortejo formado por nove pastoris, de várias partes da cidade, duas bandas natalinas e um reisado circulará pelas ruas do Recife Antigo, convidando os recifenses para a festa com vista para o rio. Entre os pastoris que desfilarão sua tradição e sua fé na cultura nordestina, estarão o Pastoril Angel, de Brasília Teimosa; Lindas Ciganas, de Água Fria; Rosa Mística, dos Torrões; Campinas Alegres, do Ibura; Estrela de Belém, de Campo Grande; Sol Nascente e Vovó Alzira, de Beberibe; Vovó Bibia; e Aurora Boreal. Engrossará o cordão das tradições natalinas autenticamente nordestinas o Reisado Imperial, da Bomba do Hemetério. O cortejo será acompanhado pela Som Brasil Natalina Banda Show e pela Associação Musical 19 de Fevereiro.

Nos dias 15 e 16, as apresentações serão oferecidas no palco da Rio Branco. A programação do dia 15 começa às 19h com o Balé Popular do Recife e Pastoril Estrela Brilhante. Termina com a ironia e a alegria escancarada do Pastoril do Veio Mangaba, com a participação ilustre dos velhos Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné, que reúnem o passado, o presente e o futuro da tradição do pastoril.

No dia 16, a festa começa bem cedo, com show de Adriana B, já às 10h. Às 17h, será a vez de Romero Ferro subir ao palco. Encerrando os três dias de programação natalina, mais cinco atrações se apresentam, a partir das 18h: Grupo Matéria Prima, do Conservatório Pernambucano de Música, Pastoril Jardim da Alegria, Grupo de Dança Valdeck Farias, Guerreiro do Sol Nascente e Cia Pé-Nambuco de Dança.


Homenageados

O Ciclo Natalino celebrará este ano o pastoril, uma das mais típicas e enraizadas celebrações culturais do Nordeste, em seus dois desdobramentos: o religioso e o profano, personificados por Dona Ivone Santos, que há 40 anos dirige o Pastoril Aurora da Redenção, do Jardim Beira Rio, no Pina, e o Velho Mangaba, que, desde o início dos anos 1990, vem resgatando a verdadeira história do principal personagem da brincadeira profana: o velho.

Os pastoris têm origem no teatro semipopular ibérico, que combinava danças, textos e canções, vinculados aos presépios, diante dos quais eram encenados. Nas duas primeiras décadas do século XIX, o pastoril se mantém pela iniciativa de leigos, sem perder sua ligação religiosa. A partir daí, embrenha-se pelas ruas e bairros, atraindo um público cada vez maior. E passa a se dedicar, cada vez mais, à crítica de costumes, ganhando irreverência e sensualidade, com o surgimento da vertente profana da brincadeira.

Povoada por diversos personagens, como a Estrela, o Pastor, o Anjo, a Borboleta, a Cigana e a Camponesa, o pastoril desdobra-se a partir da rivalidade entre dois cordões: o azul e o encarnado, mediados pela Diana, que carrega as duas cores.

Recife Mais Cultura

O Natal também será celebrado perto da praia. Nos próximos dias 12 e 19 de dezembro, a partir das 19h, o Recife Mais Cultura, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, levará para a Pracinha de Boa Viagem manifestações culturais típicas do Nordeste, como bumba-meu-boi, cavalo marinho e pastoril. A programação é gratuita.


Eu Amo o Natal

O concurso de decoração natalina promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, chega este ano à sua 6ª edição. A competição provoca os cidadãos a enfeitarem suas casas e ruas, além dos prédios, que voltam a fazer parte do concurso, atendendo a pedidos da população.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.euamoonatal.com.br, até o próximo dia 13 de dezembro.  A seleção terá duas etapas: no dia 17, cinco finalistas das três categorias serão escolhidos por um júri técnico. De 18 a 20 de dezembro, os vencedores serão escolhidos por voto popular e, no dia 21, o resultado será divulgado.

A grande vencedora da categoria Rua será presenteada com uma festa de Réveillon completa, com estrutura de palco, apresentação de duas bandas e show pirotécnico na hora da virada. As segunda e terceira colocadas ganharão festas semelhantes, com uma banda principal cada. Nas categorias Casa e Prédio residencial, a premiação é em dinheiro. Os primeiros lugares ganham R$ 15 mil cada; os segundos colocados, R$ 10 dez mil; e os terceiros, R$ 5 mil.


Baile do Menino Deus

Celebrando este ano 15 natais no Marco Zero, o Baile de Menino Deus será encenado nos dias 23, 24 e 25, às 20h. Gratuita e a céu aberto, a grandiosa celebração à cultura popular nordestina, vista por mais de 70 mil pessoas a cada ano, conta a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de dois brincantes. Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o espetáculo trará cenários, músicas e coreografias inéditas nesta 15ª edição, além de novos intérpretes. O Baile do Menino Deus é uma realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, e a temporada 2018 tem como patrocinadores o Ministério da Cultura, Rede/Grupo Itaú, Governo de Pernambuco, Aché Laboratórios, Tramontina, STN Nordeste, InBetta e Ferreira Costa, além da Prefeitura do Recife. A montagem conta com apoio da Rede Globo Nordeste.

 

Natal para Sempre

Confirmando uma tradição de muitos anos, o Parque Santana vira cenário para um conto de fadas natalino nos próximos dias 23 e 25 de dezembro, às 19h. O Natal Para Sempre é um musical que conta a história de uma menina, que encontra um livro mágico, de onde saem bailarinas, Pinóquio, Peter Pan, João Pé de Feijão, Lobo Mau e muitos outros personagens da carochinha, que ganham vida no Natal. Esta edição contará com a participação especial do ator mirim Igor Jansen, da novela As Aventuras de Poliana. O espetáculo é gratuito. Serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados a instituições de caridade e também às comunidades do entorno do parque.


Frei Caneca FM

A Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, também está se preparando para o final de ano. Ao longo de duas semanas entre as festas de Natal e Ano Novo, será veiculada uma programação pra lá de especial. Serão 10 entrevistas exclusivas e inéditas com artistas que passaram pelo Porto Musical e Rec Beat este ano, com nomes como Juçara Marçal, Tássia Reis e Fábio Trummer. Além disso, a emissora gravará os concertos especiais de final de temporada da Orquestra e da Banda Sinfônica do Recife e, na virada do ano, apresentará os shows que fizeram parte da programação do palco Frei Caneca durante o REC’n’Play 2018.


Ciclofaixa de Turismo e Lazer

Os 36,5 km exclusivos para bicicletas estarão montados na cidade, nos dias 23 e 25 de dezembro, domingo e dia de Natal, respectivamente, e também no último domingo do ano, dia 30 de dezembro. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição de todos, das 7h às 16h, passando por 30 bairros da cidade. As três rotas privilegiadas, que passam por museus, pontes e diversos pontos turísticos da cidade, têm como ponto de convergência o Marco Zero, no Recife Antigo. Assim como nos anos anteriores, a Ciclofaixa não estará montada nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.


RÉVEILLON

A já tradicional festa de Réveillon da orla de Boa Viagem, promovida pela Prefeitura do Recife, convida mais uma vez os recifenses a receberem o ano novo na praia, embalados pela legítima música pernambucana, com os pés na areia e os olhos no céu. Durante toda a noite, serão 14 atrações musicais e, na hora da virada, 15 minutos de espetáculo pirotécnico abrilhantam a programação.

A festa será novamente dividida em dois palcos, montados nas areias das praias do Pina e de Boa Viagem, na altura do edifício Acaiaca. Neste último, 2019 começa com empoderamento feminino. No polo Acaiaca, somente mulheres terão voz e vez. Entre as atrações já confirmadas estão: Elba Ramalho, Nena Queiroga, Erica Natuza, Isaar, Isadora Melo, Michelle Melo, Adriana B, além de Gerlane Lops, que comandará a virada no palco.

No Pina, apresentam-se Almério e Almir Rouche, além de Karina Spinelli e Belo Xis, que receberá 2019 com toda a vibração e força do samba.

No céu, o espetáculo também será bonito. Neste Réveillon, o show será piromusical: as quase 16 toneladas de fogos de artifício espocarão acima do Atlântico em sintonia com a música que tiver sendo tocada no palco, por cerca de 15 minutos.

Para garantir brilho e luz para todos, os fogos serão distribuídos não em duas, mas em três balsas entre os dois palcos, democratizando ainda mais o espetáculo ao longo da orla durante a festa gratuita e descontraída, que já virou cartão-postal da cidade e entrou definitivamente no mapa das festas mais animadas do país.


Confira a programação da virada:

ACAIACA

19h às 20h20 – Erica Natuza
20h40 às 22h20 – Orquestra 100% Mulher e Nena Queiroga, com participação de Michelle Melo, Isadora Melo e Isaar
22h40 à 0h – Gerlane Lops, com participação de Adriana B
0h20 às 2h – Elba Ramalho
2h20 às 3h40 – DJ Manu Leira

PINA

20h40 às 22h - Almério
22h20 à 0h – Belo Xis
0h20 às 1h40 – Karina Spinelli
2h às 3h20 – Almir Rouche


Queima da Lapinha

Como reza a tradição, o Ciclo Natalino do Recife só será encerrado no próximo dia 6 de janeiro de 2019, com a Queima da Lapinha, liturgia que reunirá 11 pastoris, mais a banda natalina Mendes e sua Orquestra, no Pátio de São Pedro, a partir das 17h. A Queima da Lapinha é uma tradição religiosa do século 19, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada aos olhos do público, que joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. Quando a cerimônia acaba, os pastoris dão as boas-vindas ao próximo ciclo festivo da cidade, saudando o Carnaval que se anuncia.