NOTÍCIAS

Administração | 07.12.21 - 13h07

PCR informa o funcionamento dos serviços públicos no feriado de Nossa Senhora da Conceição

No feriado desta quarta-feira (8), dia em que o Recife celebra a fé em Nossa Senhora da Conceição, serviços e atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife e órgãos administrativos terão funcionamento modificado. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, por exemplo, não estará montada, porque o percurso exclusivo funciona aos domingos e feriados nacionais. Além disso, quase todos os equipamentos culturais estarão fechados. O Paço do Frevo será uma colorida e irresistível exceção. O museu funcionará das 10h às 17h no feriado santo, com a exposição temporária “Patrimônios Periféricos”. Já a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. A vacinação nos quatro shoppings da capital também vai acontecer, mas em horário especial.  

Confira o que abre e fecha no Recife nesta quarta-feira (8), feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição:

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado de Nossa Senhora da Conceição, na quarta-feira (08), os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados nesse dia. As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na quinta-feira, dia 09 de dezembro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta quarta-feira (8), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na quinta-feira (9), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

PROCON - O Procon Recife informa que na próxima quarta-feira (08), Dia de Nossa Senhora da Conceição, não haverá atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   O Procon Recife orienta que reclamações sejam direcionadas ao  site procon.recife.pe.gov.br e denúncias ao email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento presencial volta à normalidade na quinta-feira (09).

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em virtude do feriado de Nossa Senhora da Conceição, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no Cordeiro, não vai funcionar. O atendimento será retomado normalmente nesta quinta-feira (9), a partir das 7h.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará fechado na próxima quarta-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição. As atividades voltam ao normal a partir da quinta-feira(9),  das 09h às 15h, com entrada gratuita e uso de máscara obrigatório.

CULTURA - No feriado em que o Recife desfila sua fé Morro da Conceição acima, a maioria dos espaços culturais mantidos pelo poder público municipal não terá expediente de atendimento ao público. O Paço do Frevo será uma colorida e irresistível exceção. O museu, que acaba de anunciar a ampliação de seus horários de funcionamento, voltando a abrir de terça a domingo, funcionará das 10h às 17h no feriado santo, com uma novidade: a exposição temporária “Patrimônios Periféricos”, que estreou na semana passada, com curadoria dos jovens que participaram do projeto Paço Criativo, celebrando a pluralidade cultural e os saberes das periferias do Recife. O Paço fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n. 

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer será montada das 7h às 16h. O percurso é formado por um conjunto de três rotas que convergem para Marco Zero, no Bairro do Recife.

FEIRAS E MERCADOS - Nesta quarta-feira (8), o funcionamento das feiras livres e mercados públicos será das 6h às 13h.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de Nossa Senhora da Conceição, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta quarta-feira (8). As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz e as bibliotecas voltarão ao funcionamento normal nesta quinta-feira (9). 

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado da Nossa Senhora da Conceição, as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta quarta-feira (8). Os serviços retornam na quinta-feira (9) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

ESPORTES - As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

SAÚDE - Neste feriado de Nossa Senhora da Conceição, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. A vacinação nos quatro shoppings da capital também vai acontecer, mas em horário especial. No RioMar e Recife, os pontos vão funcionar das 10h às 20h; já no Boa Vista, a imunização acontece das 11h às 19h; no Tacaruna, das 12h às 20h; 

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quinta-feira (9). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Além disso, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário, funcionará em horário estendido, como base para os atendimentos de urgência e emergência. A assistência aos fiéis contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes administrativas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também manterá uma ambulância de prontidão de apoio à USF do Morro da Conceição, para os casos que necessitarem de remoção.

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta-feira (9).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado dedicado à Nossa Senhora da Conceição (8). A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia. O Clarice conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quarta-feira (8). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (9), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.