Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.12.22 - 18h17

Samu Recife inicia entrega de presentes arrecadados na campanha do 12º Natal Solidário

img_alt

Primeira instituição a receber os donativos foi o Instituto Gabriela Feliz, na Caxangá. Foram contempladas 135 crianças. (Foto: Ikamahã/Sesau)

 

A manhã desta quarta-feira (7) foi de muita alegria para as crianças do Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz, no bairro da Caxangá, Zona Oeste da Cidade. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Prefeitura do Recife foi até o local para iniciar a entrega dos presentes arrecadados durante a campanha da 12ª edição do Samu Solidário. Ao todo, foram recebidos cerca de 600 brinquedos, além de alimentos não perecíveis. Outras quatro instituições também serão contempladas com os donativos ao longo dos próximos dias.

 

O coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes, destaca que realizar esta ação é uma forma diferente de prestar serviço à população. “Todos os dias, o nosso trabalho é feito salvando vidas nas ruas da cidade, socorrendo as pessoas em situações difíceis. Fazer essa festa é um jeito diferente de atuar, levando nas nossas ambulâncias a alegria para o Natal de crianças que passam por dificuldades no dia a dia”, comenta.

 

Desde o início da pandemia da covid-19, em 2020, que o formato da festa do Samu Solidário foi modificado e, não contava com a presença do Papai Noel. Mas, neste ano, a chegada do Bom Velhinho surpreendeu os meninos e meninas que são atendidos pela instituição - que ampara cerca de 135 crianças, entre 4 e 14 anos. Muitos o viram pela primeira vez hoje.

 

Por muitos anos, Luiz Carlos de Oliveira trabalhou no Samu Recife como agente administrativo e sempre tirou férias no mês de dezembro para animar o Natal em shoppings da cidade. Cultivando a barba branca durante o ano inteiro, Carlão, como é conhecido pelo time, atualmente está aposentado das funções no Serviço, mas segue colaborando com a festa do Samu Solidário, como faz desde a sua primeira edição. “Estou muito feliz de estar de volta com as minhas criancinhas. Isso me faz muito bem. A saudade estava muito grande, contei os dias para esse grande encontro. A expectativa para entregar os presentes estava enorme”, destaca o Bom Velhinho.

 

Os pequenos prepararam uma apresentação especial com muita música e emoção como forma de agradecimento pela ação realizada no Centro. A pequena Emilly da Silva, de 4 anos, foi uma das crianças beneficiadas pela Campanha e participou do Coral. A menina recebeu o presente que tanto esperava. “Fiquei feliz em ver o Papai Noel. Eu queria muito ganhar essa boneca e vou brincar muito com ela”, disse. 

 

Por causa do contexto pandêmico, antes de seguirem para os destinos finais nas ambulâncias mágicas, os presentes, que foram arrecadados entre os dias 3 e 30 de novembro, passaram por um período de quarentena, em um lugar reservado, e depois foram higienizados. A meta de arrecadar 500 brinquedos foi ultrapassada e o Samu Recife recebeu cerca de 600, o que vai permitir contemplar uma nova instituição além do Gabriela Feliz, Lar do Neném, Lar de Maria, Instituto Geicca e Casa Aconchego.

 

“Para nós é uma grande alegria receber, mais uma vez, o Samu Recife, que tem sido o nosso anjo nos últimos natais. Essa ação tem um significado único na vida destas crianças, porque muitas delas terão apenas esse presente para celebrar essa época do ano. Elas esperam por essa ação o ano inteiro e é sempre memorável a cada edição”, vibra a diretora da instituição Gabriela Feliz, Cláudia Von Sohsten.

 

O Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz possui 27 anos de funcionamento, com aulas de Educação Infantil, reforço escolar, capoeira, entre outras atividades, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos. 

 

Este ano, também foram parceiros do Samu Recife o Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha; o Hospital do Câncer de Pernambuco; a Interne Soluções em Saúde; e o Consulado Geral dos EUA no Recife.