NOTÍCIAS

Administração | 07.12.23 - 07h24

Abre e fecha: Prefeitura do Recife oferece opções de lazer no feriado de Nossa Senhora da Conceição

img_alt

Museu, teatros e o Jardim Botânico do Recife estarão à disposição de recifenses e turistas (Foto: Rennan Peixe)

O dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife, é feriado na cidade. Sendo assim, alguns serviços da Prefeitura não estarão disponíveis nesta sexta-feira (8) tais como os que são realizados no edifício-sede. No entanto, não vão faltar opções de cultura e lazer para quem quiser aproveitar o dia em família ou entre amigos. O museu Paço do Frevo, o Teatro de Santa Isabel e o Teatro do Parque vão ter programação. E para quem curte estar ao ar livre o Jardim Botânico do Recife também estará aberto ao público, a ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada das 7h às 16h e o Projeto Praia sem Barreiras, que promove banho de mar assistido às pessoas com deficiência, acontecerá das 8h às 13h na Praia de Boa Viagem. Confira, abaixo, o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado:

 

EDIFÍCIO-SEDE - O edifício-sede da Prefeitura estará fechado nesta sexta (8). As atividades e o atendimento ao público serão retomados normalmente na segunda-feira (11).

 

SAÚDE - Neste feriado, as vacinas contra Covid-19 e Influenza, bem como todos os imunizantes de rotina para crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização do cartão de vacinação, continuarão sendo disponibilizadas nos centros montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade, das 09h às 19h e Boa Vista das 11h às 19h. O serviço também estará disponível no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h. Toda vacinação nestes locais poderá ser realizada por demanda espontânea.

 

Já os centros de testagem para Covid-19 estarão funcionando na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. Os atendimentos podem ser realizados por demanda espontânea ou também por agendamento via Conecta Recife.

 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado prolongado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões.

 

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Afogados, e Helena Moura, na Tamarineira, porém com fechamento dos ambulatórios.

 

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará das 7h às 17h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones 3355-7705 ou 3355-7712.

 

CULTURA - Neste feriado também vai ter festa embaixo do Morro. Entre os espaços culturais geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Paço do Frevo, o Teatro de Santa Isabel e o Teatro do Parque estarão de portas abertas, convidando o Recife à celebração cultural. 

 

O Paço (@pacodofrevo), localizado na Praça do Arsenal, no bairro do Recife, abrirá normalmente, das 10h às 17h, para contar a história do ritmo declarado patrimônio cultural brasileiro e da humanidade. Atualmente, está em cartaz no museu, além do acervo fixo, a exposição “A Magia do Galo”, sobre os 44 carnavais do maior bloco em linha reta, colorida e suada do mundo.

 

No Teatro de Santa Isabel (@teatrodesantaisabel), o 25º Festival Virtuosi Rafael Garcia apresentará, a partir das 20h, um concerto do pernambucano Rafaell Altino, violista principal da Sinfônica de Odense (Dinamarca), que executará o programa “Celebração da Viola”, contemplando a o 3º movimento da “Sonata para cello e piano” de Rachmaninoff, acompanhado por sua sua mãe, a pianista Ana Lúcia Altino, em homenagem à Leda Alves. Depois, com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão, Rafaell apresentará obras virtuosísticas para viola, tais como a “Grande Sonata para viola e orquestra” de Paganini, e as estações Verão e Inverno, tanto de Astor Piazzolla como de Antonio Vivaldi. A programação, realizada com o apoio da Prefeitura do Recife, é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h. 

 

O feriado também será musical no Teatro do Parque (@teatrodoparqueoficial), que receberá mais uma edição do Projeto Seis e Meia, desta vez apresentando a cantora Mônica Salmaso, na companhia dos músicos Paulo Aragão e Teco Cardoso. Mayra Clara fará a abertura do show. Ingressos à venda no Sympla.

 

TURISMO E LAZER - Nesta sexta-feira (8) a Ciclofaixa de Turismo e Lazer será montada para diversão de toda a população, no horário das 7h às 16h. O atrativo também estará disponível no próximo domingo (10), no mesmo horário. Outra diversão garantida são os roteiros do Olha! Recife, que, neste fim de semana, serão especiais, já entrando no clima natalino. Para participar, basta acessar o site www.olharecife.com.br e garantir a inscrição, a partir das 9h. Haverá o tradicional passeio de catamarã para conhecer o centro do Recife e suas pontes, o BRT de Natal para os participantes prestigiarem a cidade decorada, além do tour de bike com o roteiro Recife-Olinda e outro a pé, com o tema "Um Conto de Natal - Especial com Atores", ambos finalizando no Viva a Guararapes.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta sexta-feira (8), não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

 

As exceções são o Centro Popinho, Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a oferta de refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

 

O Projeto Praia sem Barreiras acontece normalmente da sexta-feira (8) até o domingo (10), das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, próximo ao Posto 7. A ação consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para ser atendido, basta comparecer ao local.

 

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (8). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (11), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

 

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estarão fechados nesta sexta-feira (8). As exceções são o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia; e o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, em Areias, que atende todos os dias, das 7h às 19h. Os demais serviços e atividades serão retomados na segunda-feira.

 

PROCON RECIFE - Na próxima sexta-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Conceição, não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizada na Rua do Imperador, 491, bairro de Santo Antônio. Os postos de atendimento do órgão, localizados nos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder, no Coque) também estarão fechados devido ao feriado.

 

O atendimento presencial volta a ser realizado na segunda-feira (11), das 8h às 13h. O consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia pelo Whatsapp (81) 3355 3286, site procon.recife.pe.gov.br ou e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

 

COMPAZ - A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas nesta sexta-feira (8), em virtude do feriado de Nossa Senhora da Conceição.

 

MERCADOS E FEIRAS - Neste feriado, os mercados e feiras do Recife vão estar de portas abertas de 6h às 13h. E no final de semana, como de costume, o horário de funcionamento será de 6h às 18h no sábado, e de 6h às 12h no domingo.

 

ESPORTES - As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta sexta-feira (8), retornando ao funcionamento normal no sábado (9). O mesmo esquema se aplica ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Nesta sexta-feira, por conta do feriado, o Hospital Veterinário do Recife funcionará em horário diferenciado, das 7h às 13h, apenas para emergências.

 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR) vai estar aberto ao público nesta sexta-feira (8), porém sem oferecer monitoria e atividades. O espaço, que fica localizado no Curado, volta a oferecer sua programação normal no fim de semana, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira estará fechado no dia 8 de dezembro, retornando com as suas atrações gratuitas no sábado e domingo, das 9h às 16h.

 

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado de Nossa Senhora da Conceição, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (8). Os serviços retornam na segunda-feira (11) na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

 

As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na segunda-feira (11), nos horários normais dos cursos. Já os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) retornam suas atividades na terça-feira (12), das 8h às 16h, conforme funcionamento do equipamento.

 

Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br).

 

PROCURADORIA DA FAZENDA MUNICIPAL - O Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM), localizado  no Empresarial Riomar Trade Center,  no bairro do Pina, não abre na próxima sexta-feira(8), dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição. O atendimento presencial na unidade volta a ser realizado na próxima segunda-feira(11), das 8h às 14h.