Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 07.12.24 - 11h39

Carnaval 2025: Bloco Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença, fará primeira apresentação no Recife

img_alt

Comandado pelo icônico artista pernambucano, o bloco estreia no carnaval de Recife no dia 23 de fevereiro. Fundado em Olinda, o Bicho Maluco Beleza há dez anos reinventa a folia em São Paulo pela força da identidade de Pernambuco. O Prefeito João Campos anunciou atração nesta sexta-feira (6). (Foto: Edson Holanda/PCR)
 
A Prefeitura do Recife anunciou uma grande novidade para compor as atrações do Carnaval 2025. Desta vez, é o Bloco Bicho Maluco Beleza, idealizado e comandado por Alceu Valença, e que há uma década transforma o entorno do Parque Ibirapuera, em São Paulo, numa autêntica celebração do carnaval recifense. 

O Bloco, que valoriza a música e a cultura pernambucana, surgiu com o intuito de transportar a magia do carnaval de Pernambuco para além das fronteiras do Estado, e agora desfila também no Recife no próximo dia 23 de fevereiro, na Rua da Aurora.

“Vamos ter o Bloco Bicho Maluco Beleza, conduzido e liderado por Alceu, na Rua da Aurora e aberto ao público”, comunicou o prefeito João Campos. “Pela primeira vez, Alceu vem com o seu bloco para a terra de origem, que é o Recife. Agora já pode preparar o sapato para gastar a sola”, brincou o gestor.

A novidade foi compartilhada pelo prefeito João Campos e o próprio Alceu Valença, em encontro realizado pelos dois no museu do Paço do Frevo. Também estavam presentes a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, e o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), Marcelo Canuto.

"O bloco vai sair sim no Carnaval e o urso vai estar presente. Depois de dez anos se apresentando em São Paulo, essa será a primeira vez em Pernambuco, e nada melhor do que ser no Carnaval do Recife", destacou o artista Alceu Valença, que, na ocasião, contou ao prefeito João Campos a ideia para compor um de seus sucessos, "Bicho Maluco Beleza", canção que dá o nome ao bloco. A melodia é inspirada no artesão Antônio da Sé, que se pintava no Carnaval anos passados e incorporava em artistas brasileiros, a exemplo do próprio Alceu, para brincar a folia momesca.

“Cuidamos com dedicação dessas articulações para trazer o bloco para o Recife. Será um orgulho enorme para a cidade" afirmou a secretária de Cultura, Milu Megale. "Certamente, fortalecerá nosso calendário de prévias, além de reforçar a Rua da Aurora e aquelas imediações como alternativa de polo para a folia”, complementou.

Fundado em 2014, após convite do produtor de Carnaval Rogério Oliveira à Alceu, o Bloco Bicho Maluco Beleza já se tornou um fenômeno em São Paulo, acumulando por volta de 60 mil foliões em sua última edição e contando, inclusive, com a participação de artistas já consagrados no cenário nacional. Cenografia inspirada na casa do próprio Alceu Valença e trio alegórico também foram algumas das novidades da festa de 2024. 

FENÔMENO DE PERNAMBUCO - Nascido no município de São Bento do Una, no interior de Pernambuco, Alceu Valença já chegou ao mundo com sangue de músico, herdado do seu avô, poeta e violeiro, e do tio, que era escritor. Hoje com 78 anos, se consagra como um artista que atravessou gerações e mantém a conexão com seu público. É cantor, compositor, instrumentista e advogado, e abriu mão da carreira no Direito para seguir a música no início da década de 70, quando se mudou para o Rio de Janeiro e se juntou ao artista Geraldo Azevedo.

O sucesso chegou por volta de 1982, com o disco “Cavalo de Pau”, que tinha as músicas “Tropicana” e “Como Dois Animais”. É referência em trazer os elementos do Nordeste, especialmente de Pernambuco, para as suas composições, tendo isso refletido em seus vários sucessos nacionais, a exemplo de “Anunciação”, “La Belle de Jour” e a própria ”Bicho Maluco Beleza".

“Estamos prestes a testemunhar aquela que se confirmará, com certeza, uma das maiores prévias da cidade. Alceu é mais que um artista importante: é um dos maiores representantes da cultura pernambucana e brasileira. O Carnaval do Recife ganha uma importante tradição este ano”, comemorou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.

 

ASSUNTOS: