NOTÍCIAS

Cultura | 08.01.14 - 15h07

Mais uma chance de admirar as obras de Abelardo da Hora

Passeio de Sensibilização Turística acontece no próximo sábado (11)

Interessados em explorar as obras do artista pernambucano Abelardo da Hora devem ficar atentos. A próxima oportunidade de participar do Passeio de Sensibilização Turística da Prefeitura do Recife, que acontece por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, será neste sábado (11). O tour, que foi sucesso no sábado passado, lotando dois ônibus, vai se repetir com o título “Mural e Esculturas de Abelardo da Hora nos Parques e Praças do Recife”.

O circuito homenageia o escultor, ceramista e desenhista, natural de São Lourenço da Mata, Abelardo da Hora, de 89 anos. O tour garante visita ao ateliê do artista, espaço que está localizado na rua do Sossego, no Centro do Recife. Abelardo da Hora realiza denúncias sociais e lirismo, por meio de sua arte, expressados em esculturas de corpos femininos, além de monumentos em memória de fatos históricos e manifestações culturais.

O roteiro conta com demonstrações dessas obras de arte, como: “O Sertanejo”, na Praça Euclides da Cunha, no bairro da Benfica; “Vauthier” e “Monumento aos Heróis de 1817”, na Praça da República, no bairro de Santo Antônio; “Enéas Freire e o Galo da Madrugada” e “Monumento à Restauração Pernambucana”, localizados na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José; “Monumento a Zumbi dos Palmares”, na Praça do Carmo, no Centro; “Memorial do Frevo”, na Rua da Aurora, em Santo Amaro; o “Monumento ao Maracatu”, na Praça Vital de Negreiros e o “Mural Nabuco e a Abolição”, localizados em frente à Praça Joaquim Nabuco, no bairro de Santo Antônio; e, por fim, também será apreciada as esculturas “Cantadores” e “O Vendedor de Caldo de Cana”.

A saída para o passeio será às 14h, da Praça do Arsenal. Os participantes contarão com a estrutura de um ônibus com ar-condicionado e acompanhamento de guias de turismo. Os interessados em participar devem fazer o cadastro pelo telefone (81) 3355-8605, na sexta-feira que antecede o projeto (10 de janeiro), a partir das 8h. As vagas são limitadas e os interessados devem também levar 1 kg de alimento não perecível que serão doados para instituições de caridade.