NOTÍCIAS

Cultura | 08.02.14 - 22h05

Virada tem início e oferecerá 24 horas de esportes e lazer gratuitos

[caption id="attachment_43520" align="alignleft" width="680"] O campeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei em 1992, o pernambucano Marcelo Negrão esteve presente na cerimônia de abertura. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Evento inédito acontece simultaneamente em quatro pontos do Recife, além de 19 academias da cidade, até as 16h deste domingo (9)

Está iniciada a primeira Virada Esportiva do Recife. Na tarde deste sábado (8), o prefeito Geraldo Julio abriu o evento, que levará atividades gratuitas de esporte e lazer, durante 24 horas seguidas, para vários pontos da cidade. A solenidade aconteceu na Rua da Aurora e foi marcada pela inauguração do monumento alusivo ao primeiro jogo de vôlei realizado no Brasil, que aconteceu na capital pernambucana, em 15 de novembro de 1911, na antiga Associação Cristã de Moços. Criada pelo arquiteto Otto Neuenschwander, a peça foi instalada na altura da Assembleia Legislativa, em uma parceria entre a Prefeitura, o Panathlon Club e a Chesf.

A Virada terá mais de 100 atividades, envolvendo as mais diversas modalidades, do skate ao rapel, do judô ao muay thay, do basquete de rua às antigas brincadeiras infantis. A programação acontece simultaneamente no Marco Zero e Praça do Arsenal, na praia do Pina e nos parques da Jaqueira e Dona Lindu, das 16h do sábado (8) às 16h do domingo (9), com o objetivo de estimular hábitos de vida mais saudáveis e a ocupação dos espaços públicos pela população. Os 19 polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, abrirão nos dois dias. E haverá opções no Morro da Conceição, Nova Descoberta e Praça do Trabalho.

“Esta Virada é uma coisa nova para a cidade, o Recife nunca teve uma iniciativa como esta. Temos a felicidade de trazer e realizar esse evento, que difunde a prática esportiva. Temos no nosso programa de governo o esporte de competição, o esporte escolar e prezamos também o esporte de participação. Hoje iniciamos uma ação que se estende até amanhã; 100 eventos esportivos acontecendo na cidade, fazendo as pessoas movimentarem o corpo e procurarem ter uma vida mais saudável”, pontuou Geraldo Julio.



O prefeito do Recife destacou a realização de esportes urbanos, prática inspirada nos grandes centros do mundo. “Trouxemos os esportes tradicionais, já conhecidos. Mas também trouxemos várias modalidades de esportes urbanos, como o parkour, slackline, corrida de escadaria, atividades que podem ser feitas em qualquer lugar da cidade e que não dependem de uma estrutura. Estou muito satisfeito em poder ver o quanto o recifense valoriza a prática de atividades físicas. Queremos estimular isso e fazer do Recife uma cidade mais saudável”, afirmou Geraldo.

Campeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei em 1992, o pernambucano Marcelo Negrão esteve presente na cerimônia de abertura e ressaltou o caráter inovador do evento. “É muito importante voltar ao Recife e ver um momento como este acontecendo. Tenho muita gratidão pela cidade que impulsionou a minha carreira e me construiu como atleta. Fico muito feliz de ver essa valorização do esporte por aqui e torço para que as pessoas entendam a importância da prática esportiva na vida de um cidadão”, assegurou.

PARA TODOS - Todos terão espaço na Virada Esportiva do Recife. Para os pequenos, algumas atividades resgatam as brincadeiras infantis antigas como amarelinha, bola de gude e pião, que casam com a oficina de pipa no Marco Zero. Acontecem em dois polos: Dona Lindu (sábado das 16h às 18h e domingo das 8h às 16h) e Marco Zero/Arsenal (sábado das 17h às 18h e domingo das 8h às 16h). A Virada Esportiva terá também atividades voltadas para as pessoas com necessidades especiais. Destaque para o vôlei e o basquete sentados na areia (na praia do Pina) e os jogos de mesa adaptados para deficientes visuais, como o xadrez e o jogo da velha, no Marco Zero.

“Todos devem participar. Queremos mostrar espaços públicos importantes da cidade que às vezes estavam sendo ‘perdidos’ pela própria população. É uma forma de reapresentar às pessoas as opções de lazer que existem em nossa cidade”, explicou o secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga. Na solenidade, foram entregues uma rede e bola de vôlei ao representante das quadras do esporte, Gabriel Danúzio. Ao todo, serão distribuídas 15 novas redes para serem colocadas em toda extensão da orla de Boa Viagem.

Para Petrônio Campos, que levou seu filho de 3 anos para andar de skate no Marco Zero, a Virada traz opções para os novos e velhos. “Muito bom esta Virada estar acontecendo, isso movimenta a cidade. Nos traz mais lazer. Amanhã iremos para a ciclofaixa, fantasiados, e entrando já no clima de carnaval. Gostei muito de ver que o centro do Recife está voltando a ser movimentado”, declarou.

CICLOFAIXA DO FREVO - Para completar o fim de semana de atividades, neste domingo a Ciclofaixa de Turismo e Lazer terá uma edição especial dedicada ao Frevo e inserida na programação da Virada Esportiva. No Marco Zero, haverá orquestra executando os clássicos do ritmo, que completa 107 anos no mesmo dia, além de uma série de atividades esportivas, como basquete de rua, patins, badminton, handebol, aeróbica, danças populares e oficina de pipa. Às 16h, o prefeito Geraldo Julio inaugura o Paço do Frevo, situado em frente à Praça do Arsenal.