Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.02.18 - 23h06

Prefeito: "O Tumaraca é mais um dia de carnaval no Marco Zero"

img_alt

O prefeito Geraldo Julio prestigiou o grande encontro de Nações de Maracatu, no Marco Zero, que fizeram um espetáculo emocionante. Ainda na tarde desta quinta (8), Geraldo acompanhou a saída do Bloco Nem com Uma Flor, que foi às ruas por mais um ano pelo fim da violência contra a mulher (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na noite desta quinta-feira (8), a cidade do Recife encerra um mês de festejos pré-carnavalescos. E o ápice desse momento foi o espetáculo Tumaraca - Encontro de Nações, que emocionou o público no Marco Zero do Recife, na noite desta quinta (8). O prefeito Geraldo Julio acompanhou o espetáculo, que reuniu 13 Nações de Maracatu de Baque Virado e emocionou o público presente em grande número no Bairro do Recife. A programação do fim da semana pré contou com a lavagem da avenida Rio Branco, feita por 24 grupos de afoxés e o bloco político Nem com Uma Flor, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, que desfilou pelas ruas do Bairro do Recife exigindo o fim da violência contra mulher. 

"A clarinada anunciou que as 13 Nações de Maracatu já estão aqui no Marco Zero, pra começar um lindo espetáculo, lotado de gente. Mais um dia de carnaval aqui no bairro do Recife e uma noite especial, a noite do Tumaraca, que coroa a nossa grande festa que começa agora", comentou animado o prefeito Geraldo Julio, que se emocionou com  o espetáculo.  

No palco, os 13 mestres das Nações compartilharam a regência dos mais de 700 batuqueiros presentes, com participações do Coral Voz Nagô, da cantora Isaar e de Guitinho de Xambá do Grupo Bongar e de Zé Brown. Todo o espetáculo foi transmitido pela Prefeitura do Recife, que disponibilizou para todas as emissoras de TV a transmissão ao vivo em HD e som digital da programação do Palco do Marco Zero, já desde esta quinta-feira.

"Está tudo muito lindo, as roupas, as músicas, tudo é de emocionar . Vim com minhas duas filhas e meu marido. Nunca tinha visto nada parecido e não vou deixar de vir", comentou a doméstica Fabiana Rodrigues, moradora da Bomba do Hemetério, que esteve junto a milhares de pessoas no Marco Zero.

Já a cerimônia que reuniu 24 grupos de afoxé teve inicio às 16h, com o cortejo que partiu pela avenida Rio Branco, na altura da Mariz e Barros rumo ao Marco Zero, abrindo os caminhos para os foliões, evocando bênçãos para a festa do Carnaval. Chegando no Marco Zero, a lavagem do ponto 0km da cidade sob os batuques emocionou os presentes, que conferiram também os cânticos para os Orixás com a mensagem de Paz e Amor para o Carnaval 2018 de nossa Cidade Recife.

NEM COM UMA FLOR -  Ainda no fim da tarde desta quinta (8), o prefeito Geraldo Julio acompanhou a saída do Bloco Nem com uma Flor, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, que desfilou pelas ruas do Bairro do Recife, exigindo o fim da violência contra mulher. A agremiação saiu com o lema "Ô abre alas que ela vai passar como quiser e gostar", levando os gritos das mulheres no combate ao assédio durante a folia.

"É importante não esquecer da importância da igualdade de gênero nem um minuto do ano. Há muitos anos realizamos esse bloco para também reforçar isso no Carnaval. Temos também campanhas, uma cartilha popular, bem humorada, mas que trata de um tema muito sério. A violência de gênero é muito grande ainda no Brasil, os números são altos, então é importante que também no carnaval a gente lembre que em mulher não se bate nem com uma flor", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que mencionou a campanha "Pequeno manual prático de como não ser um babaca no Carnaval", criada pela Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Imprensa e da Secretaria da Mulher, que nesta sua terceira edição volta a bater na tecla do combate à violência contra a mulher durante a folia. O manual tem o objetivo de estimular o debate sobre o assédio e a violência de gênero, utilizando um formato bem humorado e lúdico, que desconstrói comportamentos machistas naturalizados durante os festejos de momo.

O bloco este ano teve como atrações a cantora Joana Flor, a Orquestra 100% Mulher, o Maracatu Baque Mulher e a boneca Linda da Tarde. A agremiação saiu da Praça do Arsenal e ocupou as ruas do Recife Antigo, homenageando as ativistas Vera Baroni e Maria Isabel de Araújo, que são atuantes na luta dos direitos das mulheres, junto com a primeira vereadora do Recife, Júlia Santiago (in memorian).As camisas do bloco - desenhadas pela artista Dani Acioli - puderam ser trocadas por kits de higiene, que serão doados para as adolescentes das Casas de Internação Provisória e das Casas de Semiliberdade do Recife.