Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.02.21 - 15h30

Paço do Frevo celebra Dia do frevo e sete anos de atividades

img_alt

Em respeito aos protocolos sanitários, programação será híbrida, com atividades virtuais e presenciais. Vai ter horário de visitação estendido, lançamento da exposição especial sobre patrimônios culturais e ainda estreia da interação online com telemediação, além de live de Spok viabilizada pela Lei Aldir Blanc (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Ainda que a pandemia silencie a colorida e suada saudação das ruas, o Dia do Frevo, comemorado amanhã (9), não haverá de passar em branco na cidade onde a frenética, ligeira e vigorosa fusão de gêneros musicais brotou. O Paço do Frevo, espaço de salvaguarda do ritmo mantido pela Prefeitura do Recife e também nascido num 9 de fevereiro, preparou, com todo o cuidado que o momento exige, uma programação especial e híbrida, com etapas virtuais e presenciais, para celebrar tanto o frevo, quanto seus sete anos de atividades, dedicados à experimentação, pesquisa e difusão do ritmo que é Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A programação contará com lançamento de videoclipe de uma inédita orquestra de frevo digital, intitulada Frevão, comandada por César Michiles, compartilhamento de playlists assinadas por grandes artistas como Lenine, Fafá de Belém, Céu e Chico César, além de depoimentos de personalidades do frevo resgatando memórias afetivas de antigos carnavais nos vídeos “Minha História de Carnaval”.

Como não pode faltar frevo nesta celebração, ainda que virtual, a SpokFrevo Orquestra fará uma apresentação usando o Paço como palco, que será exibida pelo Youtube, no dia do aniversário da instituição, 9 de fevereiro, a partir das 16h30. A live foi um dos projetos aprovados pelo Governo do Estado para executar os recursos da Lei Aldir Blanc, de estímulo à produção cultural durante a pandemia.

A agenda inclui ainda a estreia da exposição “Manifestações Culturais do Brasil - A celebração viva do patrimônio imaterial" e o lançamento de uma modalidade de visita virtual mediada, que passará a ser oferecida para escolas e grupos educacionais, mediante agendamento.

O Paço fez também uma parceria com a ilustradora Joana Lira, que já participou da concepção da decoração de alguns carnavais recifenses, para a criação de um quebra-cabeças comemorativo para presentear colaboradores e parceiros e ajudar a colorir esta programação possível, em tempos tão duros.

Para aplacar a saudade e a vontade dos recifenses de cair nos braços do aniversariante, o museu vai ainda estender um bocadinho seus expedientes de visitação entre os próximos dias 9 e 14 de fevereiro. Abrirá das 10h às 16h, de terça a sexta próximas e, das 11h às 17h, no sábado e no domingo. O Paço está funcionando em regime especial, com rigorosos protocolos de segurança sanitária, que estabelecem, entre outras coisas, o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento e a limitação do quantitativo de visitantes por dia.

As comemorações dos sete anos de atividades reafirmam o compromisso em manter vivas as tradições e a cultura frevista ininterruptamente e abrem o cronograma de 2021, em que será trabalhado o eixo temático Refrevar Existências.

Como parte da engrenagem da indústria criativa pernambucana, o Paço do Frevo, reconhecido Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo - título recebido do Iphan em 2017 - seguirá buscando soluções diante do atual paradoxo da gestão cultural entre a necessidade imperativa de sustentabilidade das comunidades do Frevo, a demanda por permanência das atividades e a priorização da saúde coletiva que impõe impactantes restrições ao setor.

Entre as estratégias desenhadas e que já começaram a ser postas em prática, o Paço do Frevo renovou patrocínios com marcas como Itaú e Grupo Globo, além de atrair como novos patrocinadores White Martins e Uninassau, e firmar parceria técnico-financeira com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para o programa Paço Criativo, voltada à formação de  1.800 jovens em empreendedorismo cultural.

Live SpokFrevo Orquestra

A partir das 16h30 do dia 9, a SpokFrevo Orquestra se apresenta no Paço do Frevo, em live exibida pelo Youtube. A apresentação virtual foi um dos projetos aprovados pelo Governo do Estado para executar os recursos da Lei Aldir Blanc.

Grande referência para o Frevo pernambucano, a orquestra comandada pelo Maestro Spok, espraiou seus clarins pelo mundo, tendo se apresentado em vários países. Na impossibilidade de realizar seus tradicionais shows no período carnavalesco, o grupo fará este show online, em parceria com o Paço do Frevo.

Exposição “Manifestações Culturais do Brasil”

A exposição “Manifestações Culturais do Brasil - A celebração viva do patrimônio imaterial" aporta no Paço do Frevo também no dia 9, a partir das 10h. A mostra interativa apresenta os 48 bens culturais registrados como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN e revela o universo do patrimônio histórico que vai além dos objetos em si, do bolinho de acarajé, grafismos dos Wajãpi, da viola de cocho, e envolve um sistema amplo, complexo, de atividades materiais e simbólicas, que se materializam na comida, na pintura, no som ou na festa que experimentamos.

Num ambiente ricamente recriado, com recursos audiovisuais e interativos, os patrimônios são divididos em quatro categorias: Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão. Técnicas de produção de cerâmicas, de instrumentos musicais, de artefatos indígenas, assim como a representação de rítmos e festividades únicos, incluindo indumentárias de diversas manifestações culturais brasileiras (Complexo Cultural Bumba-meu-boi, Maracatus, Festival de Parintins etc.), compõem o acervo da mostra, que tem curadoria do Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Luciano Figueredo.

Telemediação (visita virtual mediada)

Numa ação educativa inédita, o Paço começará a oferecer a visitantes e estudantes de qualquer lugar do mundo a experiência de visitação virtual e interativa de todas as exposições do museu, com mediação de educadores do museu. A estreia será formalizada em sessão, também no dia 9, às 11h, para professores e gestores de educação de Pernambuco, convidados especialmente para a experiência. Ao longo do mês de fevereiro, a telemediação estará disponível para escolas e grupos educacionais mediante agendamento pelo site www.pacodofrevo.org.br ou telefone: 3355-9527

“Frevão”

Performance virtual, às 16h30 do mesmo dia 9, também no Youtube do Paço do Frevo, com direção artística de César Michiles, interpretada por Orquestra Digital de Frevo composta por músicos e passistas da comunidade do frevo e solistas convidados, entre eles Toninho Ferragutti, Wanessa Dourado, Moema Macêdo e Alexandre Rodrigues. Nesta montagem, que estará disponível no canal do YouTube e no Instagram do Paço, será interpretada a música “Fabricando” de autoria de César Michiles, Geraldo Azevedo e Jr. Xanfer.

Esquenta em casa (Playlists convidadas)

O Paço do Frevo recebe de presente neste aniversário de 7 anos uma série de playlists criada especialmente para celebrar o templo do Frevo. Para montar essa lista de frevos incríveis, foram convidados Chico César, Fafá de Belém e Lenine, além de outros grandes nomes, que trarão ao Paço e a todo público os frevos mais representativos de sua trajetória musical.

Chico César abriu a programação de playlists especiais no último dia 5 e Fáfá de Belém carnavaliza a lista com suas músicas selecionadas no próximo dia 12. No dia 19, o público recebe o repertório escolhido por Lenine e no dia 26 a lista preparada por Céu. As playlists ficam disponíveis na plataforma Spotify, lançadas a cada sexta-feira deste mês

Refrevar Existências

A gestão, a produção e o acesso à cultura, entendida pelo Paço como direito humano, foram ressignificadas de modo a coexistir com a dinâmica do mundo em pandemia.  Neste contexto, a instituição se firmou como referência entre os equipamentos culturais, tanto ao desenhar uma significante presença digital de resistência, com ações interativas como #ocupaçodigital, #frevoemcasa, #museação, Conexões Museais e Patrimônios Inquietos, quanto ao reabrir em setembro, após seis meses de quarentena, seguindo um protocolo rígido e cuidadoso com visitantes e equipe.

Em 2021, a temática Refrevar Existências dá continuidade ao eixo “Frevo Atitude”, iniciado no ano passado e redefinido pelos desafios contemporâneos. A visão do Frevo como elemento transformador de realidades norteia o sentido de que  “Refrevar Existências” é provocar, do individual ao coletivo, um posicionamento consciente de brincantes que se percebem como parte fundamental da festa,  sabem que sem o nó não existe a rede, e que sem folião não existe a multidão e, por isso, as ações individuais refletem como vamos nos guardar para preservar o maior patrimônio que é a vida, para então, no momento certo, e das práticas possíveis, celebrar a existência e resistência da cultura,  com segurança para todos.

“Se Frevo Atitude é uma forma de estar e de se posicionar no mundo, baseada na intensidade, na energia, no bem estar e na busca pela igualdade, estimulando o reconhecimento e a afirmação de diversidades ativistas e propositivas, Refrevar Existências nos convida a perceber, de forma sensível e empática as diversas existências que nos cercam; nos instiga a reconhecer, visibilizar e respeitar os diversos existires e perceber que a dinamicidade do frevo nos convoca à atitudes acolhedoras, inclusivas, inovadoras e atemporais”, conclui Nicole Costa, gerente geral do Paço do Frevo.

Sobre o Paço do Frevo

O espaço cultural se apresenta como um local de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de sete anos, recebeu mais de 700 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas, em atividades presenciais e virtuais, que incluem denso engajamento de seus mais de 60 mil seguidores nas redes sociais

Localizado na Praça do Arsenal, o Paço do Frevo se encontra no território onde nasceu o Recife e de onde tudo se espraia, a alguns passos do Marco Zero. Inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, justamente na data em que se celebra o Dia do Frevo, o Paço é um produto do programa de Salvaguarda do Frevo, criado e proposto pela Prefeitura do Recife ao Iphan, junto com a inscrição da tradição que emana das ruas do Recife como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Com realização da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), o projeto conta com o patrocínio master do Itaú, patrocínio da Uninassau e da White Martins, apoio cultural do Itaú Cultural e apoio do Grupo Globo e do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO PAÇO DO FREVO

Dia 9/2

10h - Abertura exposição “Manifestações Culturais do Brasil”, às 10h

11h - Lançamento Telemediação (visita virtual mediada)

16h30 - Lançamento “Frevão”, live pelo youtube do Paço do Frevo

17h - Live SpokFrevo Orquestra, live pelo youtube do Paço do Frevo

Dias 12, 19 e 26/2

Esquenta em casa (Playlists convidadas)

De 9/2 a 14/2

O Paço abrirá de terça a sexta, das 10h às 16h, com última entrada às 15h30. No sábado e domingo, abre de 11h a 17h, com última entrada às 16h30

SERVIÇO

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife

Informações: (81) 3355-9500 e www.pacodofrevo.org.br

Instagram: @pacodofrevo

YouTube: /PaçodoFrevoMuseu

Facebook: @pacodofrevo