NOTÍCIAS

Educação | 08.02.23 - 16h47

Escola Municipal Santa Edwiges é entregue totalmente requalificada

img_alt

Unidade de ensino, localizada no bairro de Afogados, teve intervenções realizadas pelo Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

O programa Escola no Grau está a todo vapor. Com o objetivo de requalificar 200 unidades educacionais e construir novas escolas e creches em todas as regiões da cidade, a iniciativa da Prefeitura do Recife entregou, nesta quarta-feira (8), a requalificação da Escola Municipal Santa Edwiges, localizada no bairro de Afogados. O evento foi realizado às 9h, na sede da unidade com a presença do prefeito João Campos e do Secretário da Educação, Fred Amancio.

 

“É muito bonito ver a comunidade aqui no entorno vindo agradecer e reconhecer a intervenção. E assim como estamos fazendo nessa unidade, de maneira simultânea, estamos tocando a revitalização completa em outras 60 na cidade”, disse o prefeito.

 

Foram construídas rampas de acesso e realizada a instalação de corrimãos e adequação de banheiros, além de aplicação de piso tátil por toda a unidade. Também foi feita a revisão geral da coberta, com substituição de telhas, substituição do piso cerâmico por piso granilite de alta resistência, revisão geral da parte elétrica, instalação de balcões em granito na cozinha, revisão hidrossanitária, instalação de extintores, iluminação de emergência e placas de sinalização. A estrutura completa da escola possui salas de aula climatizadas, sala de leitura, direção, secretaria, cozinha e almoxarifado. Também ocorreu a entrega de novo mobiliário para a escola. A obra contou com um investimento na ordem de R$ 300 mil reais.

 

“Apesar de ser uma escola pequena, agora ela está com uma estrutura moderna toda acessível. Colocamos aqui tudo de melhor para poder atender a comunidade de Afogados”, explicou o Secretário de Educação Fred Amancio. Atualmente, a EM Santa Edwiges acolhe cerca de 140 estudantes, divididos em dez turmas. A unidade trabalha com anos iniciais, atendendo alunos que vão do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

“Quem conhece a escola antes da reforma costuma dizer que realmente é outra escola, ganhamos qualidade. A gente já fazia o acolhimento enquanto ser humano, mas o espaço físico contribui bastante. Hoje a gente tem um ambiente mais seguro, muito mais aconchegante e propício ao aprendizado”, disse Alana Barreto Lopes, gestora da escola.

 

Programa Escola no Grau - Tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 unidades estão com projetos em elaboração ou licitação, com início das obras para este ano. Além disso, mais 60 unidades estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.